AERO Magazine
Busca

Cooperação entre aliados

Brasil sediará operação aérea internacional em 2026

A operação internacional Cooperación IX treinará forças aéreas de países aliados no emprego em calamidades naturais e ajudas humanitárias


Recentemente, a FAB participou de exercício com um KC-390 e um SC-105 Amazonas no Peru - FAB
Recentemente, a FAB participou de exercício com um KC-390 e um SC-105 Amazonas no Peru - FAB

A Força Aérea Brasileira irá sediar o exercício multinacional Cooperación IX, em 2026, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

O anúncio foi feito no encerramento do Cooperación XI, no Peru, onde a FAB participou com militares e duas aeronaves. Ela também foi marcada pela entrega da bandeira do SICOFAA a Márcio Gonçalves Ribeiro, coronel e chefe da delegação da FAB.

A edição deste ano, encerrada no último dia 19 de maio, teve a presença da Argentina, Chile, Canadá, Honduras, Equador, Uruguai, Colômbia, República Dominicana, Panamá, Estados Unidos e Peru.

Um KC-390 e um SC-105 participaram das várias operações estabelecidas no exercício, entre elas, a Evacuação Aermoédica (CASEVAC e MEDEVAC), Busca e Resgate (SAR), Transporte Aéreo Logístico (TAL), entre outras.

A Cooperación IX marcou outra participação do KC-390 em operações no exterior, a exemplo de treinamentos nos EUA e operações na Antártica.

Por André Magalhães
Publicado em 29/05/2023, às 09h30


Mais Notícias