Perdas por cada avião entregue diminui, mas custos fixos aumentam
O controle de custos do Boeing 787 Dreamliner mostrou alguma melhoria unitária no primeiro trimestre de 2015, mas analistas afirmam que o programa ainda está longe do break-even (ponto de equilíbrio).
Se forem computados custos fixos de produção, ferramental não amortizado, entre outros, a perda por cada um dos 787 entregues no primeiro trimestre foi de US$ 30 milhões (considerando o valor de tabela). O que representa uma queda de 11% quando comparada ao prejuízo unitário de US$ 34 milhões registrado em cada uma das 35 aeronaves entregues no quarto trimestre de 2014.
Após enfrentar uma série de problemas no desenvolvimento do 787-8, a Boeing ainda planeja atingir o break-even unitário até o final do ano. O programa deverá se tornar rentável com a chegada do 787-10 e com o aumento no ritmo de entrega dos 787-9.
Ernesto Klotzel
Publicado em 15/05/2015, às 16h00 - Atualizado às 16h18
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