AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Boeing reduz o preço dos “Dreamliners” acima do peso

Os primeiros dez aviões de série são oferecidos por US$ 1 bilhão


Quando a FAA certificou o 787 a Boeing recebeu a má notícia: os primeiros dez aviões eram mais pesados que o esperado e assim não apresentavam o alcance projetado.

Os problemas surgiram após a Boeing optar por iniciar a produção das primeiras aeronaves de série antes da certificação. Embora o fabricante jamais tenha divulgado a diferença de peso entre esses aviões e os demais Dreamliner, fontes afirmam que o alcance o é estimado é de apenas 6.850 km, na prática 1.850 km a menos que o esperado.

Os dez aviões estão parados no pátio da unidade da Boeing, em Everett, incompletos, já que a produção dessas células foi suspensa quando se descobriu que elas não estariam à altura das projeções de desempenho da companhia.

Segundo se comenta, a Boeing está oferecendo as dez aeronaves por um total de US$ 1 bilhão e duas empresas aéreas demonstraram interesse. As companhias são a Air Austral e a Ethiopian Airlines que, segundo informações, estão em fase avançada das negociações com a Boeing com relação às aeronaves conhecidas como “terrible teens” (fazendo alusão aos não raros fenômenos do crescimento quando se trata de um produto novo). A Air Austral negocianda dois “fat Dreamliners”, enquanto a Ethiopian ficaria com os oito restantes.

Ernesto Klotzel
Publicado em 20/03/2015, às 10h00 - Atualizado às 10h25


Mais Notícias