AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Boeing prevê demanda para 38.050 aeronaves

Perspectivas para os próximos 20 anos mostra aumento de 3,5% na demanda


Em recente estudo a Boeing prevê uma demanda global para 38.050 novas aeronaves nos próximos 20 anos, número 3,5% superior ao da previsão do ano passado, com valor estimado em US$ 5,6 trilhões.

 “O mercado de aeronaves comerciais continua forte e resiliente”, disse Randy Tinseth, vice-presidente de marketing da Boeing Aviação Comercial. “Olhando para o futuro, nossa expectativa é que o mercado continue crescendo, com uma demanda robusta de novas aeronaves.”

De acordo com o documento, a frota de aeronaves comerciais dobrará até o final do período projetado, passando dos atuais 21.600 aviões, para 43.560 em 2034. Do total de entregas no período, 58% serão para atender o crescimento. O tráfego de passageiros continuará crescendo aproximadamente 4,9% ao ano, um ritmo bem próximo da tendência histórica de 5%. Mais de 7 bilhões de passageiros voarão até o final do período, na pratica a população global atual. O tráfego de carga crescerá aproximadamente 4,7% ao ano.

Conforme esperado, o mercado de corredor único continua sendo o maior e o de maior crescimento, podendo demandar 26.730 aeronaves nas próximas duas décadas. Essas aeronaves formam a base da frota das companhias aéreas, transportando até 75% dos passageiros, em mais de 70% das rotas da aviação comercial mundial. Esse setor é impulsionado pelo crescimento das companhias aéreas de baixo custo e das companhias aéreas de mercados emergentes e em desenvolvimento. Devido a tendência de voos domésticos serem operados por empresas companhias aéreas de baixo custo, estas representarão cerca de 35% do mercado de corredor único.

A Boeing prevê uma demanda de 8.830 novas aeronaves no segmento wide-body, o maior  mercando continuará sendo das aeronaves de corredor duplo de pequeno porte com 200 a 300 assentos, como o 787-8 e o 787-9 Dreamliner.

Embora o crescimento das companhias aéreas ainda responda pela maior parte da nova demanda, será necessário substituir um grande e crescente número de aeronaves envelhecidas. Cerca de 2 a 3% da frota instalada precisará ser substituída a cada ano.

O mercado de carga aérea continua se fortalecendo e demandará cerca de 920 novas aeronaves ao longo dos 20 anos da previsão. 

Redação
Publicado em 11/06/2015, às 15h00 - Atualizado às 15h47


Mais Notícias