Conselho de Segurança nos Transportes dos EUA alertou a Boeing e a FAA sobre problemas no leme no 737 NG e no 737 MAX
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB) divulgou recomendações urgentes de segurança para a Boeing, alertando sobre o risco de travamento do leme em algumas aeronaves das variantes NG e MAX do 737.
O problema foi identificado após uma investigação sobre um incidente ocorrido no início de fevereiro, envolvendo um 737 MAX 8 (N47280) da United Airlines, durante o pouso no aeroporto internacional de Newark (EWR) e revelou falhas de fabricação em uma unidade do atuador do leme.
Jennifer Homendy, presidente do NTSB, informou que 353 unidades do atuador afetado foram entregues à Boeing. Destas, 271 podem estar instaladas em aeronaves atualmente em operação por mais de quarenta companhias aéreas ao redor do mundo. A comunicação foi enviada ontem (30), em carta a Mike Whitaker, chefe da agência federal de aviação dos EUA (FAA).
De acordo com Homendy, muitos operadores de companhias aéreas podem ainda não estar cientes de que possuem uma unidade de atuador potencialmente defeituosa instalada em suas aeronaves. "Estou decepcionada que não parece que a FAA tenha tomado medidas urgentes para lidar com o risco de travamento dos controles do leme nos seis meses desde que nosso relatório preliminar sobre este incidente foi emitido", disse.
A presidente do NTSB também acrescentou que a FAA minimizou a urgência do problema e afirmou incorretamente que as unidades afetadas não estavam mais em serviço. "De acordo com as informações que recebemos da Boeing e que foram fornecidas à FAA, isso está incorreto".
Outro ponto crítico abordado na carta foi a falta de comunicação adequada entre a Boeing e as companhias aéreas. A United Airlines, por exemplo, não foi informada pela Boeing sobre a presença desses atuadores de leme nos aviões 737 entregues. A falta de conhecimento por parte das companhias significa que suas tripulações de voo podem não estar preparadas para possíveis falhas durante fases críticas do voo.
O NTSB agora exige que a FAA tome medidas imediatas para resolver o risco de travamento dos controles do leme e reforce a comunicação sobre instalações pós-fabricação de atuadores afetados. Além disso, o NTSB solicita que as companhias aéreas sejam plenamente informadas sobre os sistemas e equipamentos instalados nas aeronaves que operam.
A FAA fez uma reunião para discutir as ações corretivas necessárias e afirmou que está "agindo rapidamente para convocar uma reunião com as autoridades de aviação civil afetadas para garantir que elas tenham as informações necessárias da FAA, incluindo quaisquer ações recomendadas".
No Brasil, os dois modelos do 737 são operados pela Gol Linhas Aéreas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/10/2024, às 08h36
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