A Pegasus Airlines, maior companhia low cost da Turquia, fez um pedido de até duzentos Boeing 737 MAX 10
A Boeing e a Pegasus Airlines anunciaram na última quinta-feira (19), a expansão da frota da maior companhia aérea de baixo custo da Turquia, com o pedido de até duzentos 737 MAX 10, sendo cem deles firmes.
A maior variante da família 737 MAX terá capacidade para receber até 230 passageiros e alcance de até 3.100 milhas náuticas (5.740 km). Segundo Güliz Öztürk, CEO da Pegasus Airlines, a empresa avaliará a conversão das cem opções em pedidos firmes nos próximos anos, considerando as condições de mercado e as necessidades operacionais.
"Quando considerado no contexto da Iniciativa Nacional Aeroespacial da Boeing, lançada com o governo turco em 2017, nosso pedido também abrirá novas portas e criará oportunidades de produção e exportação tanto para fabricantes turcos quanto para a indústria de aviação em geral", disse Öztürk.
Segundo a Boeing, com a previsão de entrega de 7.900 aeronaves de corredor único nos próximos vinte anos para operadores europeus e da Ásia Central, o pedido da Pegasus Airlines reforça a tendência de crescimento das companhias de baixo custo na região.
A Qatar Airways está avaliando cancelar seu pedido de 25 Boeing 737 MAX 10, oficializado durante o Farnborough Airshow de 2022, devido a atrasos no cronograma de entrega e problemas técnicos identificados no modelo.
A informação foi divulgada na última sexta-feira (13), pela agência Bloomberg, com base em fontes familiarizadas com o assunto. A decisão estaria relacionada também a questões no sistema anti-gelo da aeronave e ao aumento da fiscalização da agência federal de aviação dos Estados Unidos (FAA) e ao relacionamento mais estreito com a rival Airbus.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/12/2024, às 07h45
+lidas