A Azul completou 18 meses de uso do sistema OptiClimb, tecnologia da SITA que reduz consumo de combustível e emissões durante decolagens
A Azul Linhas Aéreas completou um ano e meio de utilização do sistema operacional OptiClimb, tecnologia desenvolvida pela SITA para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO₂ durante as decolagens.
O recurso é empregado nas famílias de aviões Embraer E-Jet, Airbus A320 e A330, permitindo ganhos financeiros, operacionais e ambientais.
Antes da decolagem, os pilotos inserem no sistema informações sobre peso da aeronave, rota prevista e condições meteorológicas. A partir desses dados, o OptiClimb calcula o perfil de subida mais eficiente para cada voo, otimizando o uso de combustível na fase inicial da operação.
Nos jatos da Embraer, a economia média chega a 36 quilos de querosene de aviação (QAV) por decolagem. Já nos Airbus A320, o ganho alcança 77 quilos por operação. No conjunto da malha aérea da Azul, o uso do sistema representa a economia de centenas de toneladas de combustível por mês.
“Em uma indústria em que a eficiência operacional anda lado a lado com a sustentabilidade, ferramentas como o OptiClimb fazem a diferença. É uma tecnologia que nos ajuda a voar de forma mais consciente, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico”, disse Daniel Tkacz, Vice-Presidente de Operações da Azul.
Desde a adoção, em meados de 2023, a Azul evitou a emissão de 28 milhões de toneladas de CO₂, equivalente a um volume de 15,3 bilhões de metros cúbicos de gases — o suficiente para preencher mais de 6.100 piscinas olímpicas.
Shawn Gregor, Presidente da SITA nas Américas, reforçou os resultados obtidos: “A parceria com a Azul na implementação do OptiClimb é um exemplo concreto de como a tecnologia pode transformar a aviação de maneira sustentável e eficiente. Essa conquista reforça o compromisso da SITA em apoiar o setor na busca por operações mais inteligentes, sustentáveis e fluidas”.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/08/2025, às 14h47
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