AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Azul adota uso de software para ajustar rotas em voo e reduzir consumo

Nova tecnologia utilizada pela Azul permite ajustes em tempo real no planejamento de rotas


Azul/Divulgação
Azul/Divulgação

A Azul Linhas Aéreas iniciou a operação de uma nova tecnologia para otimização de rotas durante o voo. A ferramenta, inédita na aviação nacional, permitirá encurtamentos de trajeto em tempo real, visando tornar os voos mais rápidos e econômicos, sem comprometer a segurança operacional.

O sistema é baseado em um software adaptado a um tablet, semelhante a aplicativos de navegação por trânsito em vias urbanas. Ele utiliza o histórico de tráfego aéreo em diferentes horários para sugerir rotas mais eficientes às tripulações, considerando os parâmetros definidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Até então, a Azul já realizava ajustes de subida e descida com apoio das equipes de Malha e do Centro de Controle de Operações (CCO). Essas ações permitiram, em 2024, uma economia de 15,6 milhões de litros de combustível — o equivalente a dois anos de operação da ponte aérea Rio-São Paulo.

A nova funcionalidade permitirá que esse tipo de ajuste aconteça também durante o cruzeiro, com dados atualizados constantemente. “A novidade, que já está em funcionamento, será mais um grande apoio às operações, porque permitirá ajustes em tempo real no planejamento dos voos e, portanto, deve gerar uma economia de quase R$ 29 milhões para a companhia neste ano”, afirma Daniel Tkacz, vice-presidente Operacional da Azul.

Além dessa inovação, a companhia também estuda a implementação de uma ferramenta semelhante para desvio de áreas de turbulência. “Essa outra novidade vai permitir que o voo seguinte consiga identificar, antes mesmo de decolar, o melhor trajeto para desviar da corrente de ar e seguir viagem tranquilamente. Bom para a companhia e melhor ainda para o conforto dos nossos Clientes”, completa Tkacz.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 09/04/2025, às 15h44


Mais Notícias