AERO Magazine
Busca

Para todos os terrenos

Aviões "off-road" permitem operar em pistas de terra e transportar até um boi a bordo

Conheça cinco modelos de aeronaves que operam em qualquer pista mesmo que seja na água


A aviação de negócios é famosa no imaginário popular por seus aviões a jato decolando dos principais aeroportos do mundo. Todavia, o segmento liga aeroportos muitos distintos, de grandes terminais como Congonhas, em São Paulo, chegando as pistas de cascalho no interior do país.

O agronegócio tem crescido constantemente no país, exigindo ligações cada vez mais rápidas entre polos produtores e centros consumidores. Para executivos do setor o avião é uma das ferramentais mais eficazes nesse sentido. Até recentemente apenas monomotores a pistão ou turbo-hélices tinham tal flexibilidade, decolar de uma pista asfaltada para uma de grama ou terra. Recentemente a suíça Pilatus lançou o primeiro avião civil a jato com tal capacidade, o PC-24. O avião permite inclusive levar grandes cargas a bordo, até mesmo animais, como um boi (corretamente armazenado) na cabine de passageiro, que pode ser convertida para cargas em poucos minutos.

Elencamos alguns modelos de aviões que operam tanto na terra quanto em pistas de asfalto, de jatos a helicópteros.

Pilatus PC-24

O PC-24 produziu um grande impacto quando foi lançado há cinco anos, com seu primeiro ciclo de produção de 84 aeronaves esgotadas em poucas horas. E desde a obtenção da certificação no final de 2017, está se tornando mais disponível, com a primeira aeronave charter disponível agora na Europa.

O Royal Flying Doctor Service, da Australia, começou a usar o PC-24 para suas missões de evacuação médica, usando pistas curtas e não pavimentadas, o que demonstra o grande potencial que este avião tem para voos médicos e humanitários. Mas não é apenas um burro de carga. Rápido, elegante e espaçoso, o PC-24 de seis lugares se tornará um charter privado muito popular para negócios e lazer, conforme a disponibilidade aumenta. Como o primeiro jato de negócios do mundo projetado para pistas não pavimentadas, ele abre mais rotas do que nunca. Sua grande porta de carga também é a primeira de um jato executivo e um importante diferenciador de marketing que a Pilatus está usando para se posicionar contra aeronaves rivais, incluindo o bem-sucedido Embraer Phenom 300.

Pilatus PC-12

Uma das razões para o sucesso do PC-24 é a reputação do seu parceiro de voo turboélice, o Pilatus PC-12. A chave para a atratividade do robusto e confiável PC-12 tem sido sua capacidade STOL (decolagem e pouso curtos). A aeronave é certificada em 20 países e para a operação das Regras de Voo por Instrumentos Comercial Single-Piloto (IFR). Também pode operar em campos curtos, pastagens e pistas de cascalho. E por ser um turboélice monomotor, o Pilatus PC-12 de nove lugares é uma opção mais econômica do que os turboélices bimotores e jatos pequenos.

Britten-Norman BN-2 Islander

Equivalente a um Land Rover, o Islander BN-2 pode pousar em uma ampla variedade de superfícies, incluindo grama e até mesmo águas rasas. É um dos aviões que podem pousar na famosa praia da Barra, nas Ilhas Hébridas da Escócia, além de ser popular e estar amplamente disponível como uma aeronave ilha para ilha no Caribe.

O reconhecível BN-2 Islander é um dos aviões de negócios de maior sucesso no mundo, com mais de 750 em operação. Adaptável, versátil e robusto, tem uma reputação imbatível ao permitir a possibilidade das viagens aéreas para alguns dos lugares mais remotos do mundo. 

Cessna 208 Caravan

O Cessna Caravan foi projetado para pousar em quase qualquer lugar, em terra ou na água, e a versão anfíbia é também um hidroavião popular. O Grand Caravan pode pousar em pistas não pavimentadas, em muitas partes do mundo Os Grand Caravan têm grandes tanques de combustível e um trem de pouso robusto e resistente, que oferece excelente confiabilidade em pistas de pouso irregulares e não pavimentadas. A aeronave transporta entre nove e 13 passageiros e é uma opção de fretamento econômica, com excelente disponibilidade em muitas partes do mundo, incluindo a África e o Caribe.

Helicópteros

Para o máximo em opções de pouso flexíveis, por que não ignorar totalmente a pista? Embora ofereça menos alcance e possivelmente menos conforto que uma aeronave de asa fixa, não há como negar a flexibilidade de um helicóptero, que oferece viagens aéreas ponto a ponto em várias rotas. Helicópteros oferecem a maior flexibilidade para a escolha do pouso Seja como uma transferência final após um voo de asa fixa, para alcançar destinos especialmente escondidos (como pequenas ilhas sem aeroportos ou estações de esqui). Ou em áreas mais urbanizadas, para economizar tempo e evitar engarrafamentos em estradas movimentadas, que são populares durante os eventos de e férias de verão.

Por Santiago Oliver | Fotos: Divulgação
Publicado em 03/05/2019, às 16h00 - Atualizado às 17h22


Mais Notícias