AERO Magazine
Busca

Ao infinito e além

Cofundador da Microsoft desenvolve aeronave para colocar satélites em órbita

Idealizado por Paul Allen, o Stratolaunch, que deve decolar pela primeira vez em breve, será o maior avião do mundo com 72 metros de envergadura


Uma aeronave concebida para colocar satélites na órbita da Terra. Certamente o maior avião do mundo. Nos próximos meses, será lançado oficialmente a Stratolaunch, construída pela Stratolaunch Systems, uma unidade da empresa Vulcan Aerospace, que pertence a Paul Allen, cofundador da Microsoft.

Paul Allen planeja posicionar sua aeronave de modo que consiga realizar uma colocação rápida e direta de satélites em órbita independente de agendas de lançamentos ou atrasos devido às condições de tempo.

A estrutura do Stratolaunch é composta por uma fuselagem dupla que integra os seis motores, o trem de pouso e outros componentes de um par de jatos Boeing 747 acoplados a uma estrutura, asas e revestimentos manuais em compósitos leves. O avião tem uma envergadura de 238 pés (72,5 metros).

A aeronave, que possui 544.311 kg, pode atingir a velocidade máxima de 850 km/h e transportar um foguete e uma carga extra, totalizando 500 mil lb. 

A Vulcan Aerospace está em contato com vários fabricantes de foguetes para firmar parcerias, oferecendo serviços de lançamento de satélites pequenos e médios. A montagem do avião já está 75% concluída, as partes que ainda devem ser instaladas são os motores, trem de pouso e uma seção da engrenagem. A comercialização dos voos só começará em 2020.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 24/06/2016, às 16h38 - Atualizado às 16h47


Mais Notícias