A220 terá maior peso máximo de decolagem e pretende ampliar vantagem sobre o rival da Embraer
A220-300 terá alcance ampliado para 5.713 km e ganhará uma tonelada adicional no peso máximo de decolagem
A Airbus está trabalhando para ampliar o alcance da família de aviões regionais A220, com objetivo de atender um maior número de clientes.
O projeto é focado em melhorar a relação entre alcance e capacidade do A220, aprimorando o alcance do A220-300 para 3.550 milhas náuticas (5.713 km), ante os atuais 3.350 milhas náuticas (5.391km).
Embora o aumento pontual na distância que pode ser percorrida pelo modelo, a melhoria permite ao A220-300 operar em rotas de maior densidade, muitas vezes em voos hoje realizados por aeronaves de geração anterior como o A319 e Boeing 737-700.
“À medida que os nossos engenheiros analisavam os números e os fatores de reserva na estrutura, descobrimos que havia margem adicional disponível na estrutura do A220-300”, anunciou a Airbus.
Com a nova certificação em andamento, o fabricante europeu ampliará as limitações de peso máximo de decolagem (MTOW), em uma tonelada, passando de 69.900 quilos para 70.900 quilos, possibilitando carregar mais combustível.
A Airbus planeja oferecer uma opção de retrofit aos atuais operadores do A220-300 que estejam interessados em ampliar o alcance dos seus jatos. Uma melhora na capacidade do peso máximo de decolagem e alcance poderá tornar o avião mais competitivo em mercados consolidados, como os Estados Unidos. Algumas rotas podem se beneficiar de um maior peso de decolagem, mesmo que com alcance padrão, em outros casos o maior alcance permite atender mais rotas ponto a ponto.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 23/03/2021, às 17h45 - Atualizado às 18h12
+lidas