E-4B Nightwatch traz secretário de defesa dos EUA para a conferência de Ministros da Defesa das Américas
O "avião do juízo final" está a caminho de Brasília trazendo o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin, para a XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas, que acontece na capital federal. Acompanhe o trajeto ao vivo da aeronave pelo Flight Radar 24, a previsão de chegada entre 20h40 e 21h.
A aeronave em questão é o E-4B Nightwatch (Boeing 747-200) e cumpre a missão de Comando Aéreo Estratégico para o Presidente, o Secretário de Defesa e o Estado-Maior Conjunto.
Brasília sedia o encontro deste ano com Ministros da Defesa de 34 países das américas. O evento começou nesta segunda-feira (25) e vai até quinta-feira (28). O foco principal é o debate, análise e intercâmbio dos temas de ideias e experiências no campo da defesa e da segurança.
"O secretário Austin realizará reuniões bilaterais com vários de seus colegas da região. Essa série de compromissos de alto nível reflete o profundo compromisso dos Estados Unidos em trabalhar ao lado de parceiros regionais para traçar nossa visão compartilhada de um Hemisfério Ocidental democrático, próspero e seguro", disse o Pentágono.
Não é a primeira vez que o Nightwatch vem à capital federal. Em agosto de 2018, um E-4B trouxe o ex-Secretário de Defesa dos EUA, James N. Mattis.
Em caso de emergência nacional ou um ataque de grandes proporções aos EUA, o avião serve como um centro de comando, controle e comunicação. Visando tal situação, quatro E-4B compõe a frota da força aérea dos EUA (USAF, na sigla em inglês).
"O Nightwatch é altamente capaz de sobreviver para direcionar as forças dos EUA, executar ordens de guerra de emergência e coordenar ações das autoridades civis", publicou a USAF.
Por ser uma aeronave de segurança nacional, o E-4B dispõe de importantes recursos de segurança, como: sistemas de defesa contra pulso eletromagnético e variados sistemas de comunicação (inclusive por satélite). Além disso, o avião pode ser reabastecido em voo, o que aumenta a autonomia de voo.
A aeronave também dispõe de uma ampla área de reuniões, datalink em vídeo para manter contato com o Presidente dos Estados Unidos, proteção contra pulso nuclear, área de descanso para todos a bordo, cozinha completa, etc.
Veja mais curiosidades do E-4B e de outros dois aviões do juizo final nesta matéria.
Por André Magalhães
Publicado em 25/07/2022, às 18h15
+lidas