AERO Magazine
Busca

Será?

A aviadora Amelia Earhart teria sobrevivido à queda de seu Electra?

Documentário do History Channel afirma que ela e seu navegador foram presos pelos japoneses


Uma dúvida intrigante. Teriam a aviadora Amelia Earhart e o navegador Fred Noonan sobrevivido a um pouso forçado nas Ilhas Marshall em 2 de julho de 1937? Para o conceituado canal de TV por assinatura History Channel, sim. Segundo documentário veiculado pelo canal, ambos teriam sido presos por tropas japonesas que haviam conquistado o território.

Para chegar a essa conclusão, o programa entrevistou alguns investigadores, como um assistente da diretoria executiva do FBI e um ex-agente do Tesouro dos Estados Unidos. Ao escrutinar um mistério que perdura até hoje, eles mostraramm uma foto – descoberta nos Arquivos Nacionais dos EUA – que mostra Amelia sentada em um embarcadouro com Noonan próximo a ela, cercados por japoneses

No fundo, o navio militar “Koshu Maru” rebocando uma balsa carregada por algo que se assemelha ao que poderia ser a fuselagem do Lockheed Electra utilizado pelos dois. A foto, censurada, é creditada a um espião norte-americano que se achava infiltrado no arquipélago em poder dos japoneses.

A teoria das “Ilhas Marshall” não é nova e é, também, corroborada por testemunhos que teriam visto a queda do Electra na Ilha de Saipan. 



Arte produzida pelo canal CNN sobre foto do arquivo nacional dos Estados Unidos 

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 12/07/2017, às 12h51 - Atualizado às 13h18


Mais Notícias