Será?

A aviadora Amelia Earhart teria sobrevivido à queda de seu Electra?

Documentário do History Channel afirma que ela e seu navegador foram presos pelos japoneses


Uma dúvida intrigante. Teriam a aviadora Amelia Earhart e o navegador Fred Noonan sobrevivido a um pouso forçado nas Ilhas Marshall em 2 de julho de 1937? Para o conceituado canal de TV por assinatura History Channel, sim. Segundo documentário veiculado pelo canal, ambos teriam sido presos por tropas japonesas que haviam conquistado o território.

Para chegar a essa conclusão, o programa entrevistou alguns investigadores, como um assistente da diretoria executiva do FBI e um ex-agente do Tesouro dos Estados Unidos. Ao escrutinar um mistério que perdura até hoje, eles mostraramm uma foto – descoberta nos Arquivos Nacionais dos EUA – que mostra Amelia sentada em um embarcadouro com Noonan próximo a ela, cercados por japoneses

No fundo, o navio militar “Koshu Maru” rebocando uma balsa carregada por algo que se assemelha ao que poderia ser a fuselagem do Lockheed Electra utilizado pelos dois. A foto, censurada, é creditada a um espião norte-americano que se achava infiltrado no arquipélago em poder dos japoneses.

A teoria das “Ilhas Marshall” não é nova e é, também, corroborada por testemunhos que teriam visto a queda do Electra na Ilha de Saipan. 



Arte produzida pelo canal CNN sobre foto do arquivo nacional dos Estados Unidos 

Por Ernesto Klotzel

Publicado em 12 de Julho de 2017 às 12:51


Notícias