Workshop promovido pela ANAC fortalece parceria com países lusófonos, como Angola e Moçambique
Na última semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recebeu uma comitiva da Autoridade Nacional de Aviação Civil de Angola para um workshop colaborativo em Brasília.
O evento fez parte de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições, com o objetivo de desenvolver e promover temas de interesse mútuo na aviação civil. Durante o workshop, foram discutidos temas como planejamento orçamentário, processos de contratação, concorrência no setor aéreo e regulação de tarifas aeroportuárias.
A delegação angolana foi recebida por Tiago Pereira, diretor-presidente da ANAC, e pelo diretor Luiz Ricardo Nascimento, coordenador do Projeto Prioritário de Governança da Cooperação Internacional da Agência.
Em agosto, uma ação semelhante foi realizada em Moçambique, onde servidores da Anac auxiliaram na elaboração do Planejamento Estratégico do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) para o período de 2025 a 2029. O foco da iniciativa foi o fortalecimento da governança e o planejamento de projetos prioritários para o futuro da aviação no país, em colaboração com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Essas ações buscam elevar os padrões de governança na aviação civil em países lusófonos e latino-americanos, especialmente pela participação da ANAC no programa da ICAO “Nenhum País Deixado para Trás”, que visa padronizar as autoridades de aviação ao redor do mundo.
Por Micael Rocha
Publicado em 20/09/2024, às 07h29
+lidas