Modernização da frota de C-130J Super Hercules da Austrália planeja a manutenção do modelo para evitar novos gastos gerais
A Austrália irá substituir sua frota de C-130J Super Hercules por aeronaves do mesmo modelo, mas construídas mais recentemente. Ao todo serão adquiridos doze novos C-130J, que fazem parte do projeto AIR 7404 Fase 1. A aprovação para compra deverá ocorre apenas em 2023.
A renovação da frota dos C-130J ocorre pela idade avançada dos aviões, que são operados pela força aérea australiana (RAAF, na sigla em inglês) desde 1999. Embora tenham pouco mais de 20 anos de serviço, os cargueiros participaram ativamente de dezenas de operações militares nas duas últimas décadas, incluindo no Afeganistão.
“A Defesa identificou que o C-130J representa a única opção que atende a todos os requisitos de capacidade da Austrália e garante a mobilidade aérea média da Defesa sem introduzir riscos substanciais de custo, cronograma e capacidade”, relatou o Ministério da Defesa da Austrália.
Foi confirmado pelo ministério que oferta de demais fabricantes foram enviadas, dentro das devidas formalidades do processo de compra, que inclui informações técnicas e operacionais das respectivas aeronaves, assim como custos e valores ofertados.
Apesar de não ter listado o nome dos concorrentes, o site Australian Defense Business, relata o Airbus A400M, Embraer C-390 e o Kawasaki C-2 como opções que foram oferecidas, mas descartadas. A Austrália é um dos principais aliados dos Estados Unidos, tendo uma ampla tradição na operação de aeronaves da Boeing e Lockheed Martin.
Por André Magalhães
Publicado em 01/11/2022, às 09h00
+lidas