AERO Magazine
Busca

Exclusivo

Anac divulga os resultados de pesquisa sobre segurança operacional

Pesquisa realizada em 2021 traz resultados que permitem melhorar a cultura de segurança da aviação no Brasil


Estudo mostra que 60% dos pilotos consideram que não atuam diretamente com o tema segurança operacional - Divulgação
Estudo mostra que 60% dos pilotos consideram que não atuam diretamente com o tema segurança operacional - Divulgação

A Anac divulga amanhã (1), os resultados da pesquisa sobre cultura de segurança operacional na aviação civil. O estudo realizado entre maio e julho do ano passado buscou conhecer o perfil brasileiro no tema.

A pesquisa foi baseada na ferramenta do Grupo de Colaboração Internacional para o Gerenciamento da Segurança Operacional (SM ICG, na sigla em inglês), com foco em três diferentes públicos regulados (Colaboradores, Profissionais da Aviação Geral e Gerentes).

Realizado de forma anônima e voluntária, o questionário tinha cerca de 40 perguntas cada e só seria validados os que fossem completamente respondidos. A Anac recebeu

519 questionários, sendo Gerentes com 48 voluntários, Colaboradores com 260 e Profissionais de Aviação Geral (RBAC 91) com outros 211.

Além de perguntas realizadas para determinar o perfil dos pesquisados, houve grupos de questões específicas para aferir o comprometimento dos respondentes com segurança em equipe; manutenção da atenção a questões de segurança operacional; adaptação diante da necessidade de mudança em relação à segurança operacional; comportamento no dia a dia a respeito do tema; acesso às informações sobre segurança e avaliação ou o reconhecimento do comportamento seguro.

Através das respostas fechadas, ou seja, por cenário de múltipla escolha foi possível traçar o três perfis de maturidade de cultura de segurança conforme a Escala de Hudson, utilizada originalmente nas pesquisas do SM ICG.

Segundo a Anac, a respondentes apresentaram respostas proativas em relação ao contato com a segurança operacional em suas organizações. Mas chamou atenção da agência que aproximadamente de 60% dos pilotos consideram que não atuam diretamente com o tema segurança operacional no seu dia a dia de trabalho.

O estudo permitirá uma melhor compreensão sobre como a segurança operacional é compreendida, além de estabelecer um sistema que permita acompanhar a evolução do tema através do desenvolvimento de programas e ações ajustados às necessidades de melhoria da segurança operacional.

Os resultados dos estudos pode ser verificados nos links a baixo:

Gerentes

Colaboradores

Profissionais de Aviação Geral (RBAC 91)

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 31/03/2022, às 17h00


Mais Notícias