Escolha surge como consequência das falhas operacionais do A400M Atlas
Enquanto crescem suas frustrações com o baixo desempenho do A400M Atlas da Airbus Defence & Space, a Alemanha e a França, dois dos principais clientes do modelo, mostram intenções de adquirir um lote de C-130J Hercules da Lockheed Martin.
Embora sejam aviões com focos e porte diferentes, a necessidade de atender à demanda por transporte tático tem crescido, ao mesmo tempo que o A400M continua enfrentando uma série de dificuldades.
Como parte de um memorando de cooperação assinado pelos ministros da defesa dos dois países, os Hercules fariam parte de um “esquadrão comum de transporte aéreo” que seria criado em 2021.
De acordo com a demanda atual, planeja-se a aquisição de quatro a seis aeronaves pela Alemanha, enquanto a base e os custos de operação seriam da França.
Provavelmente, a decisão será recebida pela Airbus como mais uma nova rejeição ao A400M por mais um de seus parceiros lançadores. A Alemanha é o maior clientes do Atlas, com 53 unidades encomendadas. O objetivo era substituir a frota de C-160 Transall e ampliar a capacidade de transporte a raio de ação das forças alemãs.
Porém as limitações de desempenho, principalmente a impossibilidade de reabastecer helicópteros em voo, parece ter sido um dos motivos que levou a Alemanha a optar por uma operação conjunta com a França, baseada na aeronave norte-americana.
Imagem mostra [direita para esquerda] A400M Atlas, C-130J Hercules e C-17 Globemaster III, permitindo um comparativo dimensional entre as três aeronaves.
A própria França, no início do ano, confirmou a encomenda de quatro Hercules (dois KC-130J para reabastecimento aéreo e dois C-130J), com foco em atender as lacunas operacionais do A400M.
O Atlas deveria ser uma aeronave entre o C-130 e o C-17 Globemaster III, oferecendo índices de disponibilidade, custo e raio de ação sem precedentes. No entanto, uma série de falhas comprometeram o projeto.
Atualmente a Alemanha cogita colocar à venda metade das aeronaves encomendadas, o que criaria um grave problema comercial ao A400M, que teria como rivais de vendas aeronaves usadas e com poucas horas de voo.
Curiosidade: Na mitologia grega, entre os doze trabalhos que Hércules fora incumbido estava o de colher maçãs de ouro. Todavia, Atlas havia sido castigado por Zeus a segurar o mundo para toda eternidade. Assim, Hércules propôs a segurar o céu se Atlas colhece as maçãs e entregasse pessoalmente a Eristeu. Porém, assim que a colheita foi realizada, Hércules disse que colocaria as maçãs em uma sacola, pedindo para Atlas segurar o mundo enquanto isso. Quando entregou o mundo, Hercules fugiu. Por esse motivo, foram construídos os pilares de Hércules e Atlas foi libertado do seu fardo.
Ernesto Klotzel
Publicado em 14/10/2016, às 16h44 - Atualizado em 17/10/2016, às 11h43
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