AERO Magazine
Busca

Das forças armadas da Alemanha

Airbus recebeu pedido de até 82 helicópteros militares

57 helicópteros militares do modelo H145M irão para o Exército alemão e outros cinco irão para a força aérea


Esta foi a maior encomenda já recebida pelo modelo multimissão - Airbus/Divulgação
Esta foi a maior encomenda já recebida pelo modelo multimissão - Airbus/Divulgação

A Airbus e a Bundeswehr, forças armadas da Alemanha, assinaram um contrato para a compra de até 82 helicópteros militares do modelo H145M, sendo 62 firmes e 20 opções.

Este é o maior pedido já feito para o modelo multifuncional. O Exército alemão receberá 57 unidades, enquanto a Aeronáutica (Luftwaffe) receberá cinco. O acordo também inclui sete anos de suporte e serviços.

Garantimos que a Bundeswehr receba os helicópteros de acordo com o cronograma de entrega muito ambicioso, que inclui as primeiras entregas em 2024, menos de um ano após a assinatura do contrato”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.

O H145M é um helicóptero que pode ser reconfigurado de uma função de ataque leve com armas balísticas axiais e guiadas e um sistema de autoproteção de última geração para uma versão de operações especiais, incluindo equipamento de rapel rápido, em poucos minutos.

A versão básica das unidades encomendadas será equipada com provisões fixas, incluindo o sistema de gerenciamento de armas HForce, desenvolvido pelo fabricante europeu, permitindo que as forças armadas treinem seus pilotos no mesmo tipo de helicóptero usado para operação e combate. 

Alimentado por dois motores Turbomeca Arriel 2E, o H145M está equipado com controle digital de motor de autoridade total (Fadec). Além disso, o helicóptero está equipado com o conjunto de aviônicos digitais Helionix que inclui um piloto automático de quatro eixos de alto desempenho, o que reduz consideravelmente a carga de trabalho do piloto durante as missões. 

A Bundeswehr já opera 16 helicópteros H145M LUH SOF e 8 helicópteros H145 LUH SAR. 

Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/12/2023, às 08h33


Mais Notícias