AERO Magazine
Busca

Asas rotativas em alta

Airbus Helicopters registra alta nas encomendas

Setor civil e parapúblico segue liderando os pedidos do fabricante europeu


A Airbus Helicopters encerrou 2018 com 356 helicópteros entregues aeronaves e registrou 413 pedidos brutos, com total de 381 encomendas liquidas, um aumento com relação aos 350 pedidos de 2017.

A empresa também registrou 148 pedidos para helicópteros leves bimotores da família H135/H145 e garantiu 15 pedidos para a nova geração H160. Ao final do ano passado, o acumulado geral subiu para 717 helicópteros. O consórcio europeu manteve a liderança no mercado civil e parapúblico, embora tenha ampliado pontualmente a posição no mercado militar

“Mesmo o mercado civil e parapúblico ainda sendo baixo em todo o mundo, conseguimos manter a nossa liderança global graças ao nosso portfólio de produtos e serviços”, afirmou Bruno Even, CEO da Airbus Helicópteros.

Em 2018, a Airbus Helicopters entregou o primeiro de cem H135 para a China. A empresa ainda possui uma linha de montagem final em Qingdao, dedicada atenderá à demanda cada vez maior do mercado chinês.

A Airbus Helicopters ainda ampliou a participação do Super Puma, que venceu algumas concorrências militares ao mesmo tempo em que atraiu novos clientes civis e parapúblicos com aeronaves H225, similares as utilizadas pelas forças armadas do Brasil, anteriormente empregadas no mercado de petróleo e gás. Além disso, o fabricante formalizou uma encomenda de 28 unidades do NH90, pelo Qatar, assim como pela Espanha, com um pedido pós-vendas de 23 unidades.

Helicópteros Elétricos

A Airbus também concluiu os testes do demonstrador de tecnologia de decolagem e aterrisagem vertical elétrico (eVTOL), batizado de CityAirbus, que deverá ser um modelo voltado para a mobilidade aérea em grandes centros urbanos. O CityAirbus deverá realizar seu primeiro voo ainda neste primeiro trimestre.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 24/01/2019, às 16h00 - Atualizado às 17h35


Mais Notícias