AERO Magazine
Busca

Indústria

Airbus Defence and Space realizou ensaios com o SpacePlane

Voo foi conduzido no Mar da China e validou aspectos da aerodinâmica do modelo


A Airbus Defence and Space realizou os últimos ensaios de validação aerodinâmica do SpacePlane. Para o teste foi utilizado um AS350 B3e Ecureuil, operado pela Airbus Helicopters, que içou o modelo em escala e o lançou a uma altitude de 3.000 metros.

O modelo foi pilotado remotamente durante sua descida, pousando no mar, onde foi recolhido pela equipe de pesquisa. O voo tinha como objetivo validar a aerodinâmica e conceitos de voo na fase final da reentrada na atmosfera.  Os testes foram conduzidos no Mar da China, próximos a Cingapura.

O SpacePlane é uma nave espacial projetada para transportar quatro passageiros numa altitude de até 100 km. O veículo espacial se difere dos demais modelos em estudos por ter capacidade de decolar e pousar convencionalmente, a partir de uma pista, usando motores a reação convencionais. Após cruzar os 12.000 metros os motores são desligados e são acionados os foguetes, que levam a nave ao espaço.

Mesmo sendo um veículo suborbital, o modelo poderá contribuir tanto com missões comerciais, quanto missões cientificas, apoiando assim agencias espaciais de diversos países.

Vídeo com as imagens do teste: http://bit.ly/1o3UrNm 

Redação
Publicado em 20/06/2014, às 12h46 - Atualizado às 12h54


Mais Notícias