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Airbus cria empresa aérea cargueira baseada no gigante Beluga

Aivão especial oferece capacidade para transportar cargas com até 7,1 metros de largura e 6,7 metros de altura


Airbus A300ST Beluga

Airbus A300ST Beluga oferece a maior capacidade volumétrica entre os cargueiros oferecidos ao mercado | Foto: Divulgação

A Airbus terá um novo serviço de carga aérea, baseado na sua frota de A300ST Belugas. Os aviões serão utilizados na prestação de serviços no transporte de grandes volumes.

O chamado Airbus Beluga Transport utiliza os veteranos Beluga, de primeira geração, que foram substituídos pelos ainda maiores BelugaXL.

Com a introdução dos novos aviões no transporte de componentes da própria Airbus, muitos tinham dúvidas do futuro dos Belugas originais. Entre as opções analisadas estavam a venda das aeronaves para um operador cargueiro, aposentadoria definitiva ou a criação de um serviço próprio voltado para as necessidades do mercado.

Um dos destaques do Beluga é sua grande capacidade volumétrica, podendo acomodar cargas com até 7,1 metros de largura e 6,7 metros de altura. Essa capacidade é a maior existente entre aeronaves destinadas ao mercado de transporte cargueiro, sendo superado apenas pelo BelugaXL e 747 Dreamlifter, mas estes dois últimos exclusivos para transporte de componentes da Airbus e Boeing, respectivamente.

“A seção transversal mais ampla do Beluga abrirá novos mercados e novas possibilidades logísticas para os clientes. No caso de carregamento de helicópteros, não ter que desmontá-los primeiro, é realmente uma vantagem. Da mesma forma, os maiores motores de aeronaves comerciais podem ser acomodados em uma configuração totalmente equipada”, destacou Phillippe Sabo, executivo da Air Oversize Transport da Airbus.

A primeira operação ocorre no final de 2021, quando um helicóptero H225 da Airbus Helicopter foi entregue em Kobe, no Japão. Usualmente esse tipo de transporte seria feito por uma empresa aérea terceirizada ou por via marítima, mas o cliente agora pode optar por uma entrega feita diretamente pela Airbus.

Contudo, o alcance do Beluga é bastante limitado, com apenas 4.200 quilômetros, visto que foi projetado para voar apenas entre as unidades fabris e fornecedores da Airbus no continente europeu. Assim, o voo entre a França e o Japão exigiu paradas técnicas em Warsaw, na Polônia, Novosibirsk, na Rússia e Seul, na Coreia.

Para clientes que buscam transporte de grandes volumes o Beluga poderá ser uma opção aos veteranos Antonov An-124 e ao único An-225, que não raro transportam cargas de baixa tonelagem, mas com elevada cubagem.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 26/01/2022, às 14h00 - Atualizado às 14h57


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