As instalações serão erguidas em Itapevi, na Grande São Paulo, e poderão comportar uma futura linha de montagem do fabricante italiano de helicópteros
A italiana AgustaWestland anunciou que a sua subsidiária brasileira, a AgustaWestland do Brasil, iniciará a construção de uma nova unidade em Itapevi (a 30 km de São Paulo), que abrigará hangares de manutenção com espaço suficiente para acomodar uma linha de montagem final de helicópteros, um centro de treinamento completo com capacidade de simulação de voo, armazém alfandegado, oficinas e outros serviços de suporte, incluindo um heliporto dedicado. A obra deve estar concluída em 2016.
O crescimento da AgustaWestland na América Latina e no Brasil nos últimos anos tem levado o grupo Finmeccanica a aumentar os investimentos na região, com ações de médio e longo prazos.
Os novos hangares de manutenção da AgustaWestland do Brasil serão capazes de acomodar helicópteros que vão desde monomotores ao AW101 de três motores, com espaço adicional para uma possível linha de montagem final de helicópteros. Embora o fabricante não comente as intenções de instalar no Brasil uma linha de montagem final, a iniciativa é uma pista dos planos futuros da empresa. A principal concorrente na região, a Airbus Helicopters, possui uma importante linha de produção no Brasil, por meio da subsidiária Helibras, que a coloca numa posição de destaque no mercado brasileiro.
A nova unidade permitirá que a empresa aumente sua presença industrial e potencialmente realize a montagem de helicópteros no Brasil. Um armazém alfandegado também formará parte fundamental da nova instalação, assim como um heliporto dedicado, com cinco pontos de desembarque e uma área de Aproximação Final e Decolagem (FATO). O complexo foi projetado para atender à introdução prevista de um número significativo de novos helicópteros AW189 e AW169 no mercado brasileiro.
A AgustaWestland possui mais de 190 helicópteros comerciais operando no Brasil, realizando diversas funções, incluindo o transporte corporativo/privado, aplicações legais, serviços públicos e transporte marítimo. A previsão é que o Brasil receba nos próximos meses os primeiros AW189 e futuramente o AW169.