Cartilha global

Aeroportos preparam protocolos para retomada das viagens

ACI World atualiza orientações para operações aeroportuárias durante os próximos meses


Aeroporto Heathrow em Londres

Aeroportos se preparam para retomada do transporte aéreo em todo o mundo

O setor de aviação comercial continua correndo para apoiar a recuperação do transporte após o período mais intenso da pandemia de covid-19.

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês) publicou hoje (2) as orientações atualizadas para aeroportos com o objetivo de apoiar a recuperação de longo prazo do transporte aéreo mundial.

A terceira edição do Airport Operations Business Restart and. Recovery foi rebatizada como Airport Operations and Covid-19: Business Recovery, em clara referência as novas medidas necessárias para enfrentamento dos desafios no cenário atual.

Anteriormente o maior entrave era a disseminação em massa do vírus, sendo agora necessário controlar o fluxo de viajantes para monitorar eventuais focos da doença, considerando a vacinação em massa.

ACI atualizou as orientações sobre as medidas de saúde e operacionais que podem ser introduzidas no suporte a viagens seguras, além de ampliar as orientações para incluir informações sobre certificados de saúde e vacinação.

"Nos últimos 15 meses, ACI trabalhou com governos, organizações internacionais e parceiros da indústria para encaminhar as demandas do setor da aviação, em um esforço de mitigar os efeitos da pandemia e trazer de volta a prosperidade e dinâmico dos negócios", afirmou o diretor-geral de ACI World, Luís Felipe de Oliveira.

A ACI World espera que o retorno aos negócios da indústria ocorra em três fases graduais. A primeira (atual) prevê a recuperação de viagens domésticas principalmente, com lento aumento no volume de passageiros. Na segunda fase acredita-se em um aumento gradual da capacidade com base na demanda de passageiros. Por fim, a última etapa será com o retorno ao volume normal de passageiros.

“Com o avanço da vacinação em todo o mundo e o afrouxamento das restrições às viagens, chegou a hora da recuperação dos negócios aeroportuários”, disse Luís Felipe de Oliveira. "As orientações atualizadas ajudarão os aeroportos a aproveitar o momento. Elas abrangem todos os aspectos da gestão e operação aeroportuária para ajudar os operadores a escolher e implementar medidas que possam ser apropriadas de acordo com as circunstâncias locais".

O modelo criado pela ACI está alinhando com a publicação da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês). A Força-Tarefa de Recuperação de Aviação do Conselho da ICAO publicou então suas recomendações de política aos governos, o Documento de Orientação de Decolagem e o Manual sobre Testes Transfronteiriços e Gestão de Risco.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 2 de Agosto de 2021 às 15:00


Notícias notícias de aviação aeronave avião aeroportos aviação ACI ICAO pandemia