AERO Magazine
Busca

Falta de estudos

Aeroporto de Santa Helena não pode ser utilizado

Antes da inauguração problemas com windshear colocaram em risco futuro da obra



Pista foi construida sobre um platô 

O aeroporto internacional da ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, teve sua inauguração adiada por problemas de segurança nas operações de pouso e decolagem. Os voos de testes mostraram a instabilidade na aproximação por conta das fortes rajadas de vento.

Por ter sido construído no topo de uma das montanhas do arquipélago, durante a rampa final de aproximação as aeronaves são surpreendidas por rajadas de vento acima dos 20 nós, com mudança constante de direção.

A construção do aeroporto, que custou £ 285 milhões (US$ 402 milhões), foi aprovada em 2010, durante a gestão do secretário de desenvolvimento britânico Andrew Mitchell, que tinha como objetivo dar maior independência econômica ao arquipélago.

Celebre por ter sido a prisão final de Napoleão Bonaparte, Santa Helena é um dos territórios ultramarinos britânicos mais isolados e dependentes do Reino Unido. Por sua localização no meio do Atlântico Sul, distante a 1.200 km de Angola, o país mais próximo, o território ainda é considerado estratégico para a Inglaterra, que mantém assim sua influência numa das regiões marinhas mais ricas do planeta.

A ilha de Santa Helena possui aproximadamente 4.000 habitantes, o que a torna um dos territórios ultramarinos mais caros para o contribuinte britânico. Sua ligação é basicamente depende do Royal Mail St Helena, o remanescente serviço postal marítimo criado pela Inglaterra ainda no século 17.

De acordo com investigações independentes, durante as obras não foram realizados estudos detalhados sobre windshear, que se mostraram como um fenômeno permanente na ilha.

Tim Farron, líder dos liberais democratas, questiona por que o governo não encomendou previamente encomendar estudos sobre windshear antes do início das obras. “Este é um grave desvio do orçamento” disse.

Para Amyas Morse, chefe do National Audit Office, a estabilidade financeira da ilha depende de uma série de fatores, como o número de turistas que poderão acessar a ilha e do quanto estarão dispostos a gastar. Sem uma ligação segura e fácil, a tendência é que a região, considerada uma das mais belas e intocadas do mundo, continue sem possibilidade de explorar seu potencial turístico.

A inauguração do aeroporto depende agora de uma solução de engenharia inédita. Analistas acreditam que uma das medidas de curto prazo seja a instalação de barreiras paralelas a pistas, como árvores, que podem ajudar a diminuir a intensidade das rajadas de vento.

Redação
Publicado em 14/06/2016, às 16h00 - Atualizado às 16h33


Mais Notícias