AERO Magazine
Busca

Recuperação

Aeroporto de Brasília registra em setembro recorde de movimentos em 2021

Com pouco mais de 1 milhão de passageiros terminal tem sua melhor marca durante a crise sanitária


Aeroporto de Brasília

Movimento em setmebro de 2021 foi o maior ao longo da crise no aeroporto de Brasília - Foto: Divulgação

Com a retomada das viagens nacionais os principais aeroportos brasileiros estão registrando novos recordes de movimentação no período. Em setembro, o terminal de Brasília atingiu a marca de pouco mais de 1 milhão de passageiros no mês e 10 mil pousos e decolagens.

O resultado foi o melhor de todo o ano de 2021, superando até mesmo o período de janeiro, na alta temporada. Ainda que o verão brasileiro tenha contado com menor fluxo e viagens, em decorrência das restrições em vigor no período, os primeiros meses do ano obtiveram, até então, bons números.

O maior movimento de setembro ocorreu no dia 7, feriado de Independência, com um movimento de 183.500 pessoas durante o período de seis dias do final de semana prolongado. Segundo o aeroporto, o fluxo foi 36% maior que o feriado de Corpus Christi em junho deste ano.

Apesar do aumento no fluxo de passageiros, o terminal ainda opera sob os impactos da crise iniciada em março do ano passado. Utilizando uma métrica dentro dos parâmetros normais do transporte aéreo, ou seja, comparado com o movimento de setembro de 2019, o tráfego de pessoas foi é 22% menor.

Todavia, representa sinais de rápido crescimento da demanda, especialmente quando comparado com o mesmo mês de 2020, ainda no auge da crise. No comparativo com o ano passado o último mês de setembro obteve 63% mais movimento.

A movimentação internacional também cresceu no mês, registrando 9.100 passageiros e 81 voos partindo e chegando do exterior impulsionados pela portuguesa TAP com destino a Lisboa e panamenha Copa Airlines para a Cidade do Panamá. Esse fluxo de pessoas representa mais de 300% que setembro de 2020.

“A movimentação é reflexo da vacinação da população e que avançam no mundo todo. Assim como as exigências sanitárias que começam aos poucos a serem flexibilizadas, dando sinais de recuperação ao setor de turismo”, destacou em nota Inframerica, administradora do aeroporto de Brasília.

Outro destaque para o aeroporto da Capital Federal foi que mesmo na crise o terminal se consolidou como o maior centro de conexão de voos do país. Atualmente o Brasília atende 38 cidades brasileiras e dois destinos no exterior, sendo o único com ligação para todas as capitais do Brasil. Atualmente o aeroporto de Brasília é o segundo terminal aéreo mais movimentado do Brasil.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 19/10/2021, às 13h00 - Atualizado às 15h30


Mais Notícias