AERO Magazine
Busca

É provisório..

Aeroporto de Belém deverá absorver todas as operações da aviação geral

Infraero concluiu os estudos preliminares para novo pátio de aeronaves no aeroporto Val-de-Cans


Aeroporto Val-de-Cans deverá receber provisoriamente as operações da aviação geral de Belém, no Pará

A Infraero apresentou o estudo preliminar para a construção de um novo pátio no aeroporto Val-de-Cans (BEL), em Belém, no Pará. A nova área de 37.000 m² de pátio de aeronaves e estacionamento de veículos irá receber as operações da aviação geral que hoje utiliza o aeroporto Brigadeiro Protásio (SBJC), que será desativado após 85 anos.

O antigo aeroporto dará lugar para a construção de um parque público estadual de 120 hectares. Contudo, a mudança exigirá uma ampliação do pátio do aeroporto de Belém, que deverá receber uma área adicional com capacidade para até 56 aeronaves.

Ainda é previsto a construção de um novo terminal de 300 m², destinado exclusivamente para a aviação geral. O espaço será capaz de receber passageiros e tripulações, assim como realizar os tramites legais para o voo.

De acordo com o planejamento da Infraero, que no momento trabalha no projeto básico da nova estrutura e nas providências para o licenciamento ambiental, a licitação para contratar o projeto executivo e as obras deve ocorrer ainda neste semestre. A estatal prevê que os trabalhos de construção sejam iniciados na segunda metade deste ano.

Em nota oficial, a proposta apresentada é temporária e deriva do Termo de Cooperação assinado entre o Ministério da Infraestrutura e o Governo do Pará. O acordo prevê que a desativação do aeroporto Brigadeiro Protásio exigirá a construção de um novo sitio aeroportuário sob responsabilidade do estado do Pará. A transferência para o aeroporto Val-de-Cans é provisória, ainda que a operação da aviação geral poderá ser beneficiada pela nova estrutura.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 10/03/2021, às 11h00 - Atualizado às 11h51


Mais Notícias