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Renascimento da aviação civil russa

Aeroflot será maior operador do MC-21

Empresa aérea russa se torna cliente do novo avião comercial russo e espera retomar sua importância global


O conglomerado Rostec e a Aeroflot assinaram um contrato para 50 aeronaves MC-21. O novo avião comercial russo, o primeiro médio porte construído desde o final da União Soviética, deverá ser futuramente a espinha dorsal da frota da empresa aérea russa.

O acordo assinado com a empresa de leasing Aviacapital-Service, subsidiária da Rostec, tem valor estimado em mais de US$ 5 bilhões e inclui leasing das aeronaves e reservas de manutenção. Cada aeronave será arrendada por 12 anos, com a opção de extensões de dois anos, não mais do que três vezes. A Aeroflot planeja operar a aeronave em rotas nacionais e internacionais.

Com o pedido a Aeroflot se tornará o maior cliente do MC-21, que será configurado para a para transportar até 169 passageiros, sendo 16 na classe executiva e 153 na econômica.

Os primeiros 25 aviões serão equipados com motores Pratt & Whitney PW1000G, da série Pure Power, similares aos que equipam os Embraer E-Jet E2, Bombardier CSeries e é oferecido como opcional na família Airbus A320neo. A partir da 26ª aeronave, a Aeroflot terá a opção de receber as aeronaves com motores Aviadvigatel PD-14, produzidos na Rússia e que estão em fase final de certificação.

MC-21 se destaca pela maior cabine entre os aviões narrowbody do mundo, com 4,06 m de largura.

Aviônica está entre as mais modernas da atualidade

A primeira entrega à Aeroflot está programada para o primeiro trimestre de 2020, com o total de aeronaves sendo entregues ao longo de seis anos.

A encomenda é vista como fundamental para a retomada da indústria aeronáutica civil russa, que foi completamente desmantelada após a União Soviética e sobreviveu basicamente com modernizações de modelos produzidos no período socialista.

“O acordo demonstra a recuperação do setor de aviação civil da Rússia, que está se recuperando e assumindo o seu lugar entre os principais fabricantes mundiais” comenta Sergey Chemezov, Diretor executivo da Rostec. “O MC-21 utiliza materiais de ponta e a última geração de sistemas, criados pelas principais empresas russas”.

Dentro do sistema organizacional da indústria aeronáutica russa, o MC-21 é produzido pela Irkut, parte do conglomerado UAC, com a participação dos principais fabricantes aeronáuticos da Rússia. O grupo Rostec, participa oferecendo além de operações de leasing, partes de complexas peçasde titânio e componentes eletrônicos, partes estruturais e futuramente os motores PD-14.

A Aeroflot espera que futuramente possa operar o MC-21 apenas com motores russos, reforçando a retomada do antigo orgulho do país, um dos poucos no mundo a deter a totalidade dos processos de produção de uma aeronave.

“A assinatura de um pedido firme de 50 aeronaves MC-21 é um evento histórico, não apenas para as duas empresas, como para o país”, afirma Vitaly Saveliev, Diretor executivo da Aeroflot.

Tanto a Irkut quanto a Aeroflot esperam poder retornar a elite da aviação global. Embora a Rússia possua capacidade completa no ciclo de produção de aeronaves, a maioria dos projetos recentes sofreram com a falta de alinhamento com as necessidades do mercado e com a inexistência de uma vasta rede de suporte pós-venda. Ao mesmo tempo, a Aeroflot que foi a principal empresa do bloco soviético perdeu sua importância estratégica, mesmo dentro das fronteiras russas, onde disputa o mercado com rivais criadas dentro de um novo conceito de gestão, como a S7 Airlines.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 02/02/2018, às 13h00 - Atualizado às 14h03


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