AERO Magazine
Busca

LAAD Defence & Security 2023

Acordos e apresentações marcaram o segundo dia da LAAD 2023

Segundo dia da LAAD apresenta uma série de novidades no setor de defesa e segurança pública


LAAD reune os principais fabricantes e empresas do setor de defesa, espaço e segurança pública - Marcel Cardoso
LAAD reune os principais fabricantes e empresas do setor de defesa, espaço e segurança pública - Marcel Cardoso

A semana na LAAD Defence & Security 2023 tem sido marcada pela assinatura de acordos e de apresentações de aeronaves e de sistemas de defesa aérea.

No início da tarde de ontem (12), durante uma coletiva de imprensa, o programa F-39 foi apresentado aos jornalistas. Gustavo Pascotto, tenente-coronel aviador da Força Aérea Brasileira, expôs a implementação do novo caça na base aérea de Anápolis, em Goiás. A famosa réplica do F-39, que já rodou o Brasil, está sendo exposta ao público no evento.

A Embraer apresentou o desenvolvimento e certificações do programa C-390 Millennium, que obteve plena capacidade recentemente, além da entrega do primeiro exemplar da Força Aérea Portuguesa. Segundo confirmação atual, a FAB deverá receber até dezenove unidades, com a sexta prevista para ser entregue nos próximos meses. Além disso, a Embraer fechou um acordo para promoção do C-390 na Suécia, onde através de parcerias locais poderá oferecer o avião no projeto de renovação da frota de cargueiros táticos da força aérea sueca, hoje composta pelos C-130 Hercules.

AW169
AW169 é uma das mais modernas aeronaves usadas pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Outro destaque foi um helicóptero AW119Kx, da Leonardo, que recebeu uma série de integrações de equipamentos policiais pela gaúcha Aeromot Aeronaves e Motores, permitindo seu uso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, em especial no combate ao crime organizado em regiões de difícil acesso por terra.

Entre os equipamentos instalado está um sensor multiespectral da Elbit, que através de uma câmera de alta definição e sistema infravermelho, permite localizar pessoas, armas e objetos mesmo em locais complexos, como áreas densamente povoadas e com construções próximas uma das outras. O AW119Kx ainda recebeu blindagem contra munições calibre 7,62mm, amplamente utilizado por criminosos no Rio de Janeiro. Também está exposto um AW169 do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

estante Akaer na Laad 2023
Foto: Akaer/Divulgação.


Outro destaque do dia foi a Akaer, empresa brasileira que atua no desenvolvimento de tecnologias de ponta para os setores de defesa e aeroespacial, que anunciou uma parceria com a empresa saudita Intra Defense Technologies para o desenvolvimento de drones. O foco será no desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados (UAV, na sigla em inglês).

Por sua vez, a Motorola Solutions apresentou soluções de integração de várias tecnologias no combate ao crime, inclusive na utilização de drones em situações altamente críticas para aumentar a eficácia da tomada de decisões com a aeronave, sendo o primeiro atendimento em um incidente.

Hexagon
Hexagon apresenta em seu stand na LAAD 2023 um um centro de operações integradas de Segurança Pública

A divisão de Segurança, Infraestrutura e Geoespacial da Hexagon apresenta em seu stand um um centro de operações integradas de Segurança Pública, que agrega a maior parte do seu portfólio de soluções, incluindo despacho assistido por inteligência artificial e gerenciamento de vídeo (VMS). O centro de operações permite simular diversas situações, como as operações do dia a dia até o planejamento e a gestão de grandes eventos e incidentes.

Entre os destaques está o HxGN Smart Advisor, que segundo a Hexagon é a primeira tecnologia de inteligência artificial voltada para segurança pública, que fornece insights e preenche pontos cegos operacionais, permitindo que as agências tenham melhor consciência situacional de falhas e pontos críticos não avaliados anteriormente.

Por meio de um conjunto de agentes de software analíticos, aprimorados por aprendizado de máquinas, o sistema analisa dados de diferentes fontes detectando padrões, identificando correlações entre ocorrências distintas e alertando operadores de despacho para que possam avaliar melhor cada situação, compartilhar dados ou tomar decisões e agir imediatamente com base em informações mais precisas.

A Hexagon ainda exibe o comando de incidentes e desastres, uma solução de software que combina diferentes tecnologias geoespaciais e de segurança pública para ajudar a Defesa Civil e Corpos de Bombeiros, por exemplo, durante a gestão de crises graves, como deslizamentos de terra, alagamentos e inundações. Por fim, o sistema HxGN Smart Monitoring utiliza diferentes geotecnologias, inteligência artificial e fluxos automatizados para detectar mudanças em áreas monitoradas que possam revelar atividades suspeitas como, por exemplo, garimpo, desmatamento, queimadas ou ocupações ilegais.

A LAAD 2023 vai até sexta-feira (14), no Riocentro, na Zona Oeste da capital fluminense.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Marcel Cardoso
Publicado em 13/04/2023, às 13h44


Mais Notícias