Acordo entre a Blade India e a Eve, da Embraer, permitirá a expansão da mobilidade aérea urbana na Índia
Visando a expansão do ecossistema de mobilidade aérea da Índia, a Blade Índia e a Eve, subsidiária da Embraer, anunciaram hoje (27) uma parceria estratégica que inclui um acordo de compra condicional para até 200 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL ou EVA), serviços e suporte e a solução de software para Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Uatm) da Eve.
As empresas também planejam colaborar em um projeto piloto de três meses, conectando passageiros ao aeroporto local usando helicópteros. Os dados coletados pela Blade Índia por meio da operação e da experiência do cliente serão usados para ajudar no desenvolvimento do eVTOL da Eve, de suas soluções de serviço e suporte, e no software de Uatm. A empresa prevê iniciar a operação das aeronaves no país com 50 mil horas de voo por ano.
"Estima-se que os problemas de congestionamento no trânsito da Índia piorem. Essa parceria nos permitirá aproveitar a vasta experiência da Eve não somente no design do eVTOL, mas também na infraestrutura necessária para apoiar o desenvolvimento da mobilidade aérea urbana", segundo Amit Dutta, diretor geral da Blade Índia.
O surgimento da aviação elétrica, com veículos eVTOL, reduzirá significativamente a pegada de carbono, o ruído e o custo de voo, tornando-o mais acessível às massas.
Marcel Cardoso
Publicado em 27/09/2022, às 15h36
+lidas