AERO Magazine
Busca

Show no ninho das águias

Academia da Força Aérea realizou Domingo Aéreo

O Domingo Aéreo da AFA contou com a participação da Esquadrilha da Fumaça e de aviões personalizados da Azul e da Gol


A Academia da Força Aérea é a sede da Esquadrilha da Fumaça e local de formação dos pilotos da FAB - Reprodução/Esquadrão de Demonstração Aérea
A Academia da Força Aérea é a sede da Esquadrilha da Fumaça e local de formação dos pilotos da FAB - Reprodução/Esquadrão de Demonstração Aérea

O Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea reuniu milhares de pessoas, ontem (17), em Pirassununga/SP.

A programação contou com diversas atrações aéreas e algumas novidades como o caça F-39E Gripen e os aviões Embraer E-195 E2 da Azul (matrícula PS-AEO) e um Boeing 737-800 da Gol (matrícula PR-GXR), ambos com pinturas comemorativas aos 150 anos de Alberto Santos Dumont.

Pela manhã, houve a apresentação dos caças RA-1 AMX, do esquadrão Poker; F-5EM do esquadrão Jambock e F-39E Gripen do esquadrão Jaguar e dos T-25 e T-27M da AFA. Para finalizar, a primeira demonstração do dia da Esquadrilha da Fumaça, que encerrou sua apresentação com um voo em formação entre seis A-29 e o E-195 E2 da Azul.

Em solo, diversas aeronaves militares e civis ficaram expostas para o público conhecer de perto, entre elas: o T-6 Texan, o Beechcraft 18, Fairchild PT-19, o dirígivel da Airship do Brasil, o T-25 Universal, o T-27M Tucano, o KC-390 Millennium e o P-3 Orion.

O período da tarde foi preenchido por apresentações de aeronaves civis, aeromodelismo e paraquedismo, bem como pela decolagem e rasantes dos caças F-5EM e RA-1 AMX da FAB e do A-4 Skyhawk da Marinha.

Os donos da casa, a Esquadrilha da Fumaça, fecharam o evento com uma segunda apresentação sobre a Academia da Força Aérea (AFA). No encerramento, um voo em formação com o Boeing 737-800 da Gol customizado em homenagem ao "Pai da Aviação".

Saiba Mais...

Os voos entre os aviões da Esquadrilha da Fumaça e aviões comercias já aconteceram em outras datas comemorativas. Em 2022, ano do bicentenário da independência, um E-195 "bandeirinha", de matrícula PR-AYV, foi escoltado pelos A-29 da fumaça no Domingo Aéreo da AFA. 

Na época no qual a esquadriha usava os icônicos T-27 Tucano, um voo entre um Embraer E-145 da Passaredo (atual VoePass), matrícula PT-PSS, foi realizado em 2012, ano de comemoração dos 60 anos da equipe de demonstração da FAB.

Por André Magalhães
Publicado em 18/09/2023, às 12h00


Mais Notícias