AERO Magazine
Busca Facebook Instagram

  •  NOTÍCIAS 
  •  GUIA DE COMPRAS 
  •  SEÇÕES 
    First Class Radar Cultural Cockpit Talk Plano de Voo Nivel 350 Reportagens Entrevista Aviação Executiva Aviação Militar Aviação Comercial História Crônica Editorial Notícias Indústria Segurança Aviação Geral Especial Infraestrutura Feira Ensaios
  •  REVISTAS 
  •  ASSINE JÁ 
  •  MÍDIA KIT 
  • 30 Museus para visitar antes de morrer

    Selecionamos os mais ricos e variados acervos do mundo, com a memória aeronáutica reunida por 19 países de quatro continentes


    Museu da TAM, em São Carlos (SP), tem valioso acervo de aeronaves que fi zeram história no país e no mundo, bem como aviões da própria companhia

    Visitar museus aeronáuticos é como reviver a história. Eles são a lembrança viva do sonho de personagens únicos e máquinas inesquecíveis, que, cada uma à sua época, marcaram a evolução da aviação dos primórdios aos dias atuais. E nesse caleidoscópio do tempo os visitantes têm a oportunidade de testemunhar e compreender os “comos” e os “porquês” de uma trajetória mágica, repleta de coragem, inventividade e tecnologia, em torno da arte de voar. É inegável que uma aeronave empolga pela performance e seduz pela beleza. Mas vê-las juntas, dispostas em um mesmo espaço-tempo, é uma experiência única, que diverte e encanta, como o clássico Esses Homens Maravilhosos e suas Máquinas Voadoras.

    No mundo há mais de 600 museus aeronáuticos, dos mais variados portes. Nesse universo existem aqueles dedicados não apenas à exposição de aviões, mas também à pesquisa e à restauração de aeronaves antigas e clássicas, além de algumas águias representativas de eventos ou personagens históricos. É difícil, senão impossível, desvincular os avanços da aviação da evolução da astronáutica, já que as tecnologias envolvidas em ambos encontram similaridades e subsídios para o aprimoramento dessa modalidade de transporte. Por isso, é comum encontrarmos um acervo espacial junto a um acervo aeronáutico em vários museus.

    Os museus são heterogêneos, alguns se dedicam a determinadas categorias de aeronaves enquanto outros privilegiam a miscelânea, por assim dizer. Aqui você encontrará uma seleção com acervos localizados próximos a alguma cidade importante, polo de negócios e turismo, tão ricos quanto variados.

    AUTO & TECHNIK MUSEUM
    • Alemanha
    • Museumplatz, Sinsheim
    •www.technik-museum.de
    •www.militaerhistorisches-museum.bundeswehr.de/portal/a/mhm

    • Um museu especial. Dentre todos os carros esportivos (incluindo F-1, até com 2 Copersucar Fittipaldi) e muitos blindados militares, é o único lugar onde se pode encontar um Concorde (foto) junto a um TU-144 com acesso ao interior. Outros destaques são Ilyushin 18, Ilyushin 14, TU-134, viscount, DC-3, JU-88, SU-22, Mig 21, Mig 23 e Heinkel 111.
    • A cerca de 140 km de Frankfurt, pode-se ir de carro ou trem, com conexões. De trem, há uma estação bem em frente ao museu.

    LUFTWAFFE MUSEUM
    • Alemanha
    • Am Flugplatz Gatow 33 - Berlim
    •www.militaerhistorisches-museum. bundeswehr.de/portal/a/mhm

    • vasto acervo de aeronaves militares, incluindo Migs, Sukhois, Tornado, Phantom, Alpha Jet, Hansa Jet (foto), Fiat G91, Rockwell bronco, breguet Atlantic, Me 163, Me 109, Aero l 39 etc.
    • A oeste de berlim, via wilhelmstrasse, à Potsdamer Chaausee e daí à AmlandschaftsparkGatow e AmFlugtzGatow com leonardo da vinci Strasse, de carro. De ônibus, linha 135, de Rathaus Spandau até a Kurpromenade e de lá a pé por cerca de 15 minutos.

    TECHNIK MUSEUM SPEYER
    • Alemanha
    • Am Technik Museum - Speyer
    •www.technik-museum.de/uk/speyer/

    • Com características únicas, tem uma miscelânea no acervo, reunindo, além de aeronaves, carros, barcos, trens e até um submarino. Há uma interessante área sobre viagens espaciais, com um dos ônibus espaciais russos buran. Um b747 suspenso a dezenas de metros do chão (foto) permite que se ande sobre a asa. Antonov 22, vFw 614, Transall, l 29, Ilyushin 28, Dassault Mercure, F 101 voodoo, F-4 Phantom, F-15 Eagle e o Junkers Ju-52 são parte do grande número de aeronaves, algumas com acesso ao seu interior
    • Ao sul de Frankfurt (cerca de 100 km), pode-se ir de carro ou facilmente de trem, com conexões. Uma sugestão é pernoitar em Speyer, cidade muito agradável, para visitar Sinsheim no dia seguinte.

    RAAF MUSEUM
    • Austrália
    • RAAF Base Williams - Point Cook Road - Point Cook - state of Victoria
    •www.defence.gov.au/RAAF/ raafmuseum

    • O acervo dispõe na sua maioria de aeronaves de origem inglesa de diversos períodos, mas também são destaque o F-111 (de geometria variável), Mirage III, aeronaves CAC e Nomad australianas e o treinador neozelandês CT4A, bem como o HS 748 (foto).
    • Esse museu fica a cerca de 30 minutos de carro a sudoeste de Melbourne, pela Princess Freeway.

    #Q#

    MUSEO NACIONAL DE AERONÁUTICA
    • Argentina
    • Base Aérea Militar de Morón. Av. Eva Perón, 2200. Entrada para o público pela Calle Carmen de Patagones com Gobernador Arana
    •www.fuerzaaerea.mil.ar/historia/ museo_aeronautico.html

    • Dentre as aeronaves, os destaques são as de fabricação argentina como o Pampa, Pucará, Huanquero, Guarany, Pulqui e Pulqui 2 (foto), estes dois últimos jatos raríssimos por não terem sido construídos em série.
    • Morón fica num subúrbio de buenos Aires. Embora seja possível ir de ônibus, o mais recomendável é ir de automóvel ou táxi, mediante tarifa combinada.

    MUSEU AEROESPACIAL (MUSAL)
    • Brasil
    • Av. Marechal Fontenelle, 2000 - Campo dos Afonsos - Rio de Janeiro
    •www.musal.aer.mil.br

    • Há uma grande quantidade de aviões, com destaque para o primeiro protótipo do bandeirante, um viscount Presidencial da FAb, o lockheed Electra II, diversos caças e até um raro Focke-wulf 58. Na foto, um beech UC-45.
    • O Musal fica bem distante do centro e das praias, de forma que o melhor é ir de automóvel. No caso de táxi, convém combinar tarifa e retorno.

    MUSEU ASAS DE UM SONHO - TAM
    • Brasil
    • Rod. Eng. Thales de Lorena Peixoto Jr. (SP-318)- São Carlos - SP
    •www.museutam.com.br

    • O acervo é rico e bem-organizado. Há aeronaves civis (Constellation, Fokker 100) e militares (jatos Mig-21, Mig-15, Mirage III, e da 2ª Guerra, como Spitfire e Messerschmidt 109). Há inúmeras aeronaves do acervo em condições de voo, como o Fokker 27 da foto, uma característica própria desse museu.
    • O Museu fica no município de São Carlos, mas fora da cidade, junto ao centro tecnológico da TAM. O melhor é ir de automóvel.

    CANADA AVIATION MUSEUM
    • Canadá
    • 11 Aviation Parkway - Ottawa
    •www.aviation.technomuses.ca

    • Dentre uma grande coleção, há que se destacar os aviões canadenses, da linha Avro e De Havilland, como o CF-100, o Argus, o Tutor, o beaver (foto), Dash 7 e até o ”nariz” do Arrow, avançada aeronave cujo projeto foi suspenso.
    • O museu fica em plena Ottawa, com fácil acesso por carro.

    MUSEO AERONÁUTICO Y DEL ESPACIO
    • Chile
    • Av. Pedro Aguirre Cerda, 5.000, Los Cerillos - Santiago
    •www.museoaeronautico.cl

    • Há um bom número de aeronaves, destacando-se os Enaer chilenos, bem como boeing 707, Fairchild F-27, caças como Hunter (foto) e Mirage e até um Harrier.
    • O acesso pode ser com ônibus, mas de automóvel/táxi com certeza é bem mais rápido.

    CHINA AVIATION MUSEUM - DATANGSHAN
    • China
    • Xiaotangshan, Chang Ping County - Pequim
    •www.chn-am.com

    • Uma grande coleção na qual aeronaves russas e chinesas imperam, como os Harbin, Nanchang (foto), Chengdu e Shenyang. Interessante por poder observar aviões chineses de várias gerações, inicialmente derivados de estrangeiros, mas que aos poucos vão ganhando mais personalidade.
    • O Museu fica ao norte de Pequim. Táxi ou metrô, linha 5 até a estação Tiantongyuan North e aí o ônibus 945 num trajeto de aprox. 20 min até o ponto próximo ao museu. Mais 10 min. a pé ou pegar um moto táxi.

    MUSEO DEL AIRE E FUNDACIÓN INFANTE DE ORLEANS - MADRI
    • Espanha
    • Base Aérea Cuatro Vientos
    •www.museodelaire.es

    • Trata-se na verdade de dois museus em um só local. vale destacar as aeronaves CASA, notadamente o Casa 212, o jato Super Saeta (foto), o jato C.101. Na Fundación D. Infante, há poucas aeronaves antigas.
    • Situado nos limites de Madri, é possível chegar por metrô de superfície até a estação Cuatro vientos. São cerca de 1,5 km até a entrada do museu. Pode-se também pegar um táxi local.

    #Q#

    FANTASY OF FLIGHT
    • Estados Unidos
    • 1400 Broadway Blvd., Polk City - Flórida
    •www.fantasyofflight.com

    • Aeronaves antigas e raras são o charme desse museu. A Fortaleza voadora b-17 é um dos ícones, ao lado de b-24 liberator, Douglas DC-3, Ford Tri-Motor, o esportivo Gee bee, b-26 Marauder, b-25 Mitchell, Short Sunderland (foto), vought Corsair, P-51 Mustang, lockheed l1649A Starliner etc.
    • O museu, em Polk City, fica próximo à rodovia 4 (Florida 400), entre Orlando e lakeland. Acessa-se a via 559 à direita e, logo depois à esquerda, já na broadway blvd. Caso venha de lakeland, na margem esquerda da Florida 400, pode-se ver um DC-3 na margem da estrada, marcando a presença do museu.

    INTREPID SEA, AIR & SPACE MUSEUM
    • Estados Unidos
    • Pier 86, W 46th St and 12th Ave - Nova York
    •www.intrepidmuseum.org

    • Uma miscelânea de aeronaves militares e tema espacial. Entre as aeronaves podem ser vistos o F-14 Tomcat (foto), lockheed A-12, IAI Kfir, F-4 Phantom, F-8 Crusader, F-16, Harrier, Super Etendard e Aermacchi 339
    • Fácil acesso por estar em Manhattan (táxi ou metrô). Uma dupla atração, visto ser um museu baseado no porta-aviões USS Intrepid. Junto a ele, sobre uma barcaça, fica um Concorde e também há um submarino ao lado, o USS Growler.

    NATIONAL MUSEUM OF THE UNITED STATES AIR FORCE
    • Estados Unidos
    • 1100 Spaatz Street, Wright-Patterson Air Force Base, Dayton - Ohio
    •www.nationalmuseum.af.mil

    • O acervo é riquíssimo e dispõe de aeronaves antigas, modernas e protótipos. Alguns exemplos: C-133 Cargomaster (foto), C-130 Hercules, b-1, EC-135, C-141, b-2, Macchi MC 200, Me 262, Mosquito, Spitfire, Me 163, Fw 190, F-105 Thunderchief, Migs, F-102, F-106, o famoso U-2, Tornado, YF-107A, X-15, Xb-70 valkyrie, SR-71 etc.
    • A entrada do museu fica na Springfield Pike, junto à base aérea, a cerca de 10 km a nordeste de Dayton, via rodovia 4 ou East 1 St e via Springfield Road.

    NATIONAL AIR AND SPACE MUSEUM - STEVEN F. UDVAR HAZY CENTER
    • Estados Unidos
    • 14390 Air and Space Museum Parkway, Chantilly - Virginia
    •www.nasm.si.edu/museum/udvarhazy

    • Enorme acervo no qual são destaques o bombardeiro b-29 (Enola Gay - foto), Concorde, Arado Ar 234, boeing 307, lockheed Super Constellation, cápsula da Mercury Freedom 7, Northrop black widow, o Space Shuttle Enterprise, Kawasaki Ki 45 etc.
    • O museu, em Chantilly, fica próximo ao washington Dulles International Airport, ao largo da rota 28, por onde está o acesso, na Air and Space Museum Parkway.

    NATIONAL NAVAL AVIATION MUSEUM
    • Estados Unidos
    • 1750 Radford Boulevard, Pensacola (Flórida)
    •www.navalaviationmuseum.org

    • Uma vasta coleção, principalmente de aeronaves de várias épocas da marinha. Constam um Ford Tri-Motor, Catalina, Skyhawk, Skyraider, Martin P-5M, Dauntless, Skyray, Skynight, F11 Tiger, F-14 Tomcat, Intruder (foto), wildcat, Hellcat, P-3 Orion, S3 viking, F-4 Phantom, Av-8 Harrier, F-18 Hornet etc.
    • O museu fica a cerca de 10 km a oeste do centro de Pensacola, numa base aeronaval. Entrada pela South blue Angel Parkway, após encontro da Taylor Road com Radford boulevard.

    SMITHSONIAN INSTITUTION’S NATIONAL AIR AND SPACE MUSEUM
    • Estados Unidos
    • Independence Ave at 6th Street, SW - Washington, DC
    •www.nasm.si.edu

    • O acervo é constituído de muito material histórico, espacial e aeronaútico. Destaques são a cápsulas da Apollo 11 e da Mercury Friendship 7, Grumman X-29, Ford Tri-Motor, bell Airacomet, boeing 247, U-2 (foto), Mitsubishi Zero, Spitfire, Space Ship One etc.
    • O museu, uma referência em termos de acervo tecnológico, fica no centro de washington, na região do Capitólio. Acesso muito simples.

    #Q#

    THE MUSEUM OF FLIGHT
    • Estados Unidos
    • 9404 East Marginal Way South, Seattle - Washington
    •www.museumofflight.org

    • Com um acervo muito interessante, na parte externa, oposta ao museu, ficam um b737, um b727, o primeiro b747 Jumbo, o b707 (Air Force One no qual John Kennedy viajava) e um Concorde. Nas parte interna e nos jardins, um b-47, Harrier, blackbird, A-4 Skyhawk, boeing b-80, F5-A, Migs, F-4 Phantom, Starfighter, Douglas DC-2 (foto) e DC-3, Grumman Intruder, F-14 Tomcat, aviões das Guerras Mundiais, o curioso Aerocar etc.
    • Saída 58 da I-5 para oeste, saída à direita na East Marginal way. O museu fica à direita a cerca de 450 metros, junto ao boeing Field.

    MUSÉE DE L ‘AIR ET DE L’ESPACE - PARIS
    • França
    • Aeroporto de Le Bourget
    •www.museedelair.org

    • Acervo riquíssimo e variado. Aeronaves de várias épocas, em seções bem-organizadas e uma área espacial. Destaques são dois Concorde, um b747, Dassault Mercure, Caravelle, Super Etendard (foto), foguete Ariane e protótipos franceses como o Trident, Mirage G e o balzac, de decolagem vertical.
    • Acesso por carro, táxi ou ônibus (linha 350 a partir da Gare de l ‘ést). Se for de metrô, pegue o ônibus 152 na estação la Courneuve ou o mesmo 152 da Gare du bourget (estação de trem).

    AVIODROME
    • Holanda
    • Pelikaanweg 50, Lelystad
    •www.aviodrome.nl

    • Do rico acervo destacam-se as aeronaves holandesas, notadamente da Fokker, antigas e mais atuais como Fokker F-27, F-50 (foto) e F-100.
    • Do aeroporto de Amsterdam-Schiphol podese pegar um trem com destino a lelystad. Da estação, pega-se o ônibus Connexxion, linha 148, para a parada ‘vliegveld/Eendeweg’, próxima ao aeroporto local.

    MUSEO STORICO DELL’AERONAUTICA MILITARE ITALIANA
    • Itália
    • Aeroporto Vigna di Valle - Bracciano
    •www.aeronautica.difesa.it/museovdv/ Pagine/default.aspx

    • Um acervo variado, na maioria de aeronaves italianas como Fiat (foto), Caproni, Macchi e Siai Marchetti
    • Próximo a Roma, a noroeste da capital italiana, o museu fica às margens do lago di bracciano, entre vigna di valle e bracciano, junto a um heliporto (Aeroporto Miltare luigi bourlot).

    KAKAMIGAHARA AVIATION MUSEUM
    • Japão
    • 5-1 Shimogiri-cho - Kakamigahara
    •www.city.kakamigahara.lg.jp/museum/ index.html

    • O destaque fica por conta das aeronaves de projeto japonês, não vistas regularmente fora do Japão. Dentre elas os jatos Fuji, Mitsubishi, NAl e também os Shinmeywa, Kawasaki e Asuka (foto). é talvez o único local onde podem ser encontrados tantos tipos juntos.
    • Kakamigahara fica ao norte de Nagoya. é possível ir de trem. Fica junto à base aérea de Gifu. Também há um pequeno museu na base, o Gifu base Museum, separado do principal.

    MUZEUM LOTNICTWA POLSKIEGO
    • Polônia
    • Al. Jana Pawla II 39, 30-969 , Cracóvia
    •www.muzeumlotnictwa.pl

    • Além de inúmeros aviões de origem russa, vale a visita em particular pelas aeronaves polonesas da linha PZl, wSK e TS-11 Iskra (foto).
    • Fica situado na parte sul do antigo aeroporto de Rakowice.

    DUXFORD AIRFIELD
    • Reino Unido
    • Duxford
    • www.duxford.iwm.org.uk

    • Com um grande acervo das Guerras e pós-guerras, é imperdível. Destacam-se o Concorde, o TSR 2, Harrier, Comet, Trident, b-52, b-29, vC-10, One- Eleven, bristol brittania, U-2, SR-71 e bAC lightning (foto).
    • Ao norte de londres (cerca de 80 km) e ao sul de Cambridge, o acesso é fácil por estrada, no caso a M11, acessando em seguida a A505. O museu fica junto a essa via, próximo à junção das duas.

    #Q#

    FLEET AIR ARM MUSEUM
    • Reino Unido
    • Yeovilton
    • www.fleetairarm.com

    • Considerado o maior museu de aviação naval da Europa, há muitos helicópteros, além de aviões como o Sea Harrier, Sea vixen, Sea venom, buccaneer, Phantom (foto), Scimitar e até um Concorde.
    • A oeste de londres (aprox. 190 km), fica junto à via b3151 para Yeovilton, saindo da A303, vindo da M3, desde londres, de carro.

    ROYAL AIR FORCE MUSEUM - HENDON
    • Reino Unido
    • Grahame Park Way - Hendon - Grande Londres
    •www.rafmuseum.org.uk

    • Mais aeronaves das Guerras Mundiais (Sopwith Camel, Spitfire, Me 262, Me 109, Stuka, Hawker Tempest, Hurricane, Mosquito, Fw 190, Avro lancaster - foto) e posteriores (Avro vulcan, Hunter, Harrier, Tornado, Typhoon).
    • A noroeste do centro de londres, pela M1 ou por trem. Em ambos a saída é pela Aerodrome Road e, em seguida, pela Grahame Park way, onde fica a entrada.

    LETECKE MUZEUM
    • Repúplica Tcheca
    • Letecke Muzeum
    • Mladoboleslavská ul. (letište Praha - Kbely) - Praga
    •www.militarymuseum.cz

    • Há uma grande variedade, incluindo inúmeras aeronaves russas como o TU-104 (foto).Há ainda aeronaves tchecas como as da linha lET e até o protótipo do l-39 Albatross.
    • Fica a nordeste de Praga, entre os distritos de Praga 9 e Praga 19.

    CENTRAL MUSEUM OF THE AIR FORCES - MONINO
    • Rússia
    • 141170, pos. Monino, distrito de Shchelkovo, Moscou
    • www.monino.ru

    • Uma grande quantidade de aeronaves, na maioria russas, desde antigas até mais atuais. Destaques são o TU-144, TU-95, TU- 114, M50 bison, caças Mig, Sukhoi (foto) e os grandes helicópteros da linha Mil. O que seria uma área quase inacessível antes do fim da URSS, hoje é um interessantíssimo atrativo aeronáutico.
    • Mais famoso museu russo de aviação, Monino fica a leste de Moscou. Há a estação de metrô/trem, do mesmo nome, próxima ao museu. Outra alternativa, é ir de táxi.

    FLYGVAPENMUSEUM
    • Suécia
    • Carl Cederstroms gata, Malmslatt - Linköping
    •www.flygvapenmuseum.se

    • O grande destaque são as várias aeronaves SAAb, como o J29, 105 e A21 (foto), viggen e Draken, projetos autenticamente suecos. Esse é o único museu em que podemos vêlas em grande variedade.
    • Malmslatt fica a cerca de 7 km a oeste de linköping. Pode -se ir de ônibus com a linha 213 desde o “Travel Centre” de linköping e descer no museu.

    HAVA KUVVETLERI MUZESI KOMUTANLIGI (TURKISH AIR FORCE MUSEUM) - ISTANBUL
    • Turquia
    • Junto ao Aeroporto de Istanbul - Yesilköy
    •www.hho.edu.tr/muze/muze.htm

    • Acervo variado, enfatiza as aeronaves usadas pela Força Aérea Turca, desde a década de 1940 até os dias de hoje. Há também viscount, Transall, Caravelle, C-54 e F-104 (foto). Curiosa vitrine da evolução da força aérea de um membro da OTAN junto à antiga União Soviética.
    • O acesso ao museu fica na Eski Havacilar Cadesi, uma das vias que circundam o aeroporto de Istanbul. Pode-se ir de ônibus, táxi e há uma estação de trem/metrô (Yesilköy) próxima ao museu.

    Texto E | Fotos João Tiiki

    Publicado em 8 de Novembro de 2011 às 07:56


    História

    Artigo publicado nesta revista

    Titulo

    AERO Magazine 210 · Novembro/2011 · Titulo

    • Recorde mundial Vídeos
    • Pouso em Florianópolis Vídeos
    • Pouso em Florianópolis Vídeos
    • A companhia dos "Firsts" Crônica
    • 30 Museus para visitar antes de morrer História
    • Mãe, esposa e comandante Entrevista
    • Piloto-repórter Entrevista
    • Veraneio com asas Reportagens
    • Leilões com data marcada Infraestrutura
    • Nova Safra de jatos Citation Entrevista
    • Nbaa 2011 Especial
    • Buracos negros nunca mais Reportagens
    • Sob medida para o Brasil Ensaios
    • Notícias Aviação Militar
    • Notícias Aviação Geral
    • Notícias Aviação Executiva
    • Notícias Aviação Comercial
    • Contradições da aviação brasileira Nivel 350
    • Acidentes aéreos preocupam Plano de Voo
    • Dúvidas persistem Voo Livre
    • Falta integração nacional Cockpit Talk
    • Um sonhador que vai e faz Radar Cultural
    • First Class First Class
    • Obras resolvem, mas conturbam Editorial

    Mais História

    Roscoe Turner,  o senhor da velocidade

    Roscoe Turner, o senhor da velocidade

    O falcão noturno

    O falcão noturno

    Memórias de um engenheiro de voo

    Memórias de um engenheiro de voo

    Espírito inovador

    Espírito inovador

    A origem dos vant

    A origem dos vant

    A primeira geração de jatos

    A primeira geração de jatos

    O primeiro Delta

    O primeiro Delta

    Mísseis X Aviões Civis

    Mísseis X Aviões Civis

    Adeus ao clássico

    Adeus ao clássico

    AERO 20 anos

    AERO 20 anos

    Férias

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano
    Impressa
    2 anos
    Digital
    1 ano
    Digital
    2 ano

    +LIDAS


    E175-E2 decola pela primeira vez e inicia campanha de ensaios em voo 1 Notícias

    E175-E2 decola pela primeira vez e inicia campanha de ensaios em voo

    Força Aérea Brasileira recebe segundo exemplar do KC-390 2 Notícias

    Força Aérea Brasileira recebe segundo exemplar do KC-390

    Delta Air Lines vende a sua participação na Gol 3 Notícias

    Delta Air Lines vende a sua participação na Gol

    Após cinco anos de atraso aeroporto Catarina é homologado pela Anac 4 Notícias

    Após cinco anos de atraso aeroporto Catarina é homologado pela Anac

    AERO Magazine
    Revista TÊNIS
    Revista ADEGA
    Melhor Vinho
    AERO Magazine América Latina
    Sabor.Club

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2019 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200