ZeroAvia se aproxima da certificação de motor elétrico para aviação regional

ZeroAvia recebe P-1 da FAA para certificação do sistema elétrico de 600 kW

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/08/2025, às 16h00

ZeroAvia avança em processo regulatório com a FAA para viabilizar propulsão elétrica aplicada a aeronaves comerciais e híbridas - ZeroAvia

A ZeroAvia anunciou na terça-feira (19) que alcançou um marco regulatório com a agência de aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) para a certificação de seu sistema de propulsão elétrica (EPS) de 600 kW.

O marco ocorreu com a assinatura do P-1 Special Conditions Issue Paper, documento que define as condições especiais a serem cumpridas durante o processo de certificação da tecnologia.

O P-1 sucede a emissão do G-1, publicada em fevereiro de 2025, e representa o consenso entre regulador e fabricante quanto às regras aplicáveis ao sistema. Após a publicação da regra definitiva das Special Conditions no Federal Register, serão estabelecidos os meios de conformidade para a certificação da tecnologia. O avanço também complementa o processo conduzido pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) para certificação do ZA600, o primeiro powertrain totalmente hidrogênio-elétrico da ZeroAvia.

O sistema de 600 kW integra motores e inversores desenvolvidos pela própria companhia. O conjunto é formado por quatro inversores bidirecionais de 200 kW contínuos, responsáveis por converter energia elétrica de corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC), que alimenta um motor de acionamento direto capaz de operar a até 2.200 rpm.

A solução foi lançada como oferta comercial em maio de 2024 e pode ser aplicada em aeronaves elétricas a bateria, híbridas, movidas a célula a combustível, além de helicópteros e veículos aéreos não tripulados (UAV).

Segundo Val Miftakhov, fundador e CEO da ZeroAvia, a certificação do sistema “será um salto monumental na transição da aviação do combustível fóssil para a propulsão elétrica”, destacando ganhos de eficiência e redução de custos operacionais.

O EPS é parte central do ZA600, trem de força hidrogênio-elétrico projetado para aeronaves comerciais de até 20 lugares. Esse sistema combina a propulsão elétrica ao módulo de geração de energia por célula a combustível de hidrogênio. A ZeroAvia já realizou testes de voo do ZA600 com um Dornier 228 utilizado como bancada de testes, em sua base no Reino Unido.

Além disso, mantém parceria com a Textron Aviation para adaptação do Cessna Grand Caravan, previsto para ser a aeronave de lançamento do sistema. Em maio, a RVL Aviation foi anunciada como cliente de estreia para a primeira rota comercial com tecnologia hidrogênio-elétrica no Reino Unido.

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