Às sextas-feiras, os voos no continente sul-americano terão emissões neutras
Marcel Cardoso Publicado em 17/03/2022, às 15h15
A Latam Airlines dará início, nesta sexta-feira (18), a um programa chamado ‘Sextas Compensam’, que neutralizará a emissão de carbono dos voos da companhia, semanalmente.
A iniciativa faz parte do pilar de mudanças climáticas da agenda de sustentabilidade da companhia, que tem o objetivo de ser carbono neutro até 2050 e proteger ecossistemas icônicos da América do Sul. Na primeira etapa do programa, serão neutralizadas as emissões dos voos em nove rotas.
O programa estipula que cada tonelada de dióxido de carbono (CO²) emitida nas rotas será compensada e resultará em um crédito de carbono, destinado aos projetos de conservação e restauração apoiados que captaram esta mesma quantidade de dióxido de carbono emitido. Todo o processo será auditado e certificado para aferir sua realização.
No Brasil, fazem parte desta fase as rotas de passageiros da ponte aérea Rio de Janeiro (SDU) x São Paulo (CGH) e de cargas Brasília (BSB) x Belém (BEL). A companhia as classifica como as mais emblemáticas ou que partem de regiões estratégicas.
Além do novo programa, a divisão de cargas da Latam anunciou uma nova rota ligando a Cidade do México (MEX) com Campinas (VCP), via Recife (REC), em uma frequência semanal com o Boeing 767-300F, que tem capacidade para até 55 toneladas/voo.