Voodoo 1: O Boeing 727 usado como plataforma de testes militares

Avião completou mais uma série de testes para garantir a transferência segurança dados entre sistemas militares

Por André Magalhães Publicado em 30/06/2022, às 08h55

O uso de aviões civis aposentados como plataforma de testes militares não é algo raro - Raytheon Technologies

Um clássico Boeing 727 foi modificado para operações militares estratégicas. O avião recebeu uma série de sensores que estão sendo testados em situações de guerra simulada.

Watch our multi-program testbed, a modified Boeing 727, take off from #AndersenAFB during exercise #ValiantShield22! See how we prepared for the exercise: https://t.co/eSNThYKejP. pic.twitter.com/QvlVBRRI21

— Raytheon Intelligence & Space (@RaytheonIntel) June 22, 2022

O Boeing 727 é uma plataforma de testes altamente modificado pela Raytheon. O avião matrículado como N289MT normalmente opera usando o indicativo Voodoo 1, e já testou uma série de sistemas, como os radares utilizados nos F-15E e sistemas que estão sendo atualizados nos B-52H. 

Durante os testes o 727 transmitiu dados com segurança para diversos meios, como um KC-135, quatro caças F/A-18 da Marinha dos EUA, uma estação de comando e controle na Califórnia e um satélite. O objetivo foi abordar um conjunto de requisitos de missão de combate em diversos cenários.

Por trás da modificação está a empresa Ryatheon Intelligence & Space, (RI&S) uma empresa da Raytheon Technologies, que instalou diversos sensores, incluindo radares militares no 727.

"Durante o exercício, colaboramos em um ambiente verdadeiramente experimental para fortalecer essa parceria e demonstrar as capacidades críticas necessárias para habilitar elementos do Comando e Controle Conjunto de Todos os Domínios (JADC2) para a força conjunta", disse Conn Doherty, vice-presidente de Tecnologias de Sistemas Garantidos do Futuro da RI&S.

Aliado ao experiemento da empresa, há algo maior em jogo, trata-se do JADC2, um projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos que tem por objetivo conectar o espaço de batalha em todos os domínios: mar, ar, terra, espaço, cibernético e espectro eletromagnético.

Os testes recente foram realizados durante o Valiant Shield 2022, um exercício de 12 dias, que foi concluído em 17 de junho. O exercício foi criado para melhorar a integração entre as forças dos EUA por meio de operações conjuntas.

aeronave notícias de aviação avião aviação EUA teste Militar Boeing 727

Leia também

EUA retiram drones dos Emirados Árabes após 13 anos
Coreia do Norte lança mísseis e os EUA movimentam bombardeiros