Voo do C-17 com corpo da Rainha Elizabeth II para Londres pode ser acompanhado ao vivo
Por André Magalhães Publicado em 13/09/2022, às 14h07
Um Boeing C-17 Globemaster III da Royal Air Force está transportando o corpo da Rainha Elizabeth II, de Edimburgo, na Escócia, para a capital britânica, Londres. O pouso será na base aérea de Northolt, nos arredores da cidade.
O voo da aeronave de matrícula KRF01R pode ser acompanhado ao vivo pelo aplicativo Flightradar24.
The RAF C-17 carrying Queen Elizabeth II’s coffin is preparing to depart Edinburgh for RAF Northolt. Follow KRF01R or watch our livestream of the flight at https://t.co/SKwnG48D3u pic.twitter.com/zlsSiaZIvM
— Flightradar24 (@flightradar24) September 13, 2022
Após pousar na base, o cortejo fúnebre irá ao Pálacio de Buckingham, residência oficial da Família Real. Uma série de homenagens ainda serão feitas e o sepultamento da monarca está previsto para o próximo dia 19, contando com a presença de diversas autoridades do mundo todo.
A Rainha morreu no último dia 8 de setembro, no castelo de Balmoral, na Escócia. Desde então, uma série de cerimônias foram realizadas, incluindo cultos religiosos com a presença do agora Rei Charles III, primogênito de Elizabeth II.
Her Majesty The Queen’s coffin has arrived at Buckingham Palace, where it will rest overnight in the Bow Room.
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 13, 2022
Tomorrow the coffin will be borne in Procession on a Gun Carriage of The King’s Troop Royal Horse Artillery to the Palace of Westminster. pic.twitter.com/91rnoOwJUB
A Rainha Elizabeth II foi a monarca mais longeva da história do Reino Unido e a segunda mais velha do mundo, ficando atrás de Luís XIV, que foi Rei da França entre 1643 a 1715. No período da Segunda Guerra Mundial, ainda como princesa, atuou como volutária.
O Rei Charles III ainda será coroado, após o término do período de luto oficial. Contudo, Charles III já é o chefe supremo das forças armadas britânicas. O novo rei nasceu em 14 de novembro de 1948, no Palácio de Buckingham.
Charles também fez carreira na aviação, onde por sete anos passou por formação como piloto pela Royal Air Force, mas seguiu carreira na Marinha Real, onde atuou como piloto de helicópteros. O atual monarca terminou sua carreira militar como comandante do HMS Bronington, em 1976.