Visor duplo frontal do jato Falcon 8X é aprovado

FAA e Easa aprovaram o visor duplo frontal na aeronave da Dassault Aviation

Marcel Cardoso Publicado em 02/08/2022, às 16h30

Configuração permitirá voar em aproximações de não-precisão a 100 pés - Dassault Aviation/Divulgação

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) aprovaram o uso do visor duplo frontal da Dassault, conhecido como FalconEye, no Falcon 8X trijet de ultra longo alcance da empresa.

A configuração dupla HUD permitirá, em última análise, uma capacidade “Efvs-to-land” em condições próximas a zero, enquanto se aguarda a nova regulamentação do regulador europeu. "O resultado final é que esta aprovação representa maior segurança e mais capacidade para os Falcons equipados com o FalconEye da Dassault", disse Carlos Brana, Vice-Presidente Executivo de Aeronaves Civis da Dassault Aviation.

Em 2016, a Dassault introduziu o FalconEye, o primeiro sistema de exibição frontal (HUD) a combinar o mapeamento sintético, com banco de dados e imagens reais de câmeras térmicas e de baixa luminosidade. Hoje, uma aeronave equipada com HUD FalconEye pode voar em aproximações de não-precisão a 100 pés. 

Vários operadores 8X já programaram a instalação do novo módulo, o que possibilita que ambos os pilotos compartilhem a mesma visão sintética e melhorada, permitindo que um aja como "piloto em voo" enquanto o outro monitora as condições de voo. Os HUDs duplos aumentam a consciência situacional e simplificam o treinamento no mesmo nível de experiência e qualificação para abordagens.

A opção de HUD duplo será certificada no Falcon 6X, que entrará em serviço em meados de 2023, e no Falcon 10X de alcance ultra longo, planejado para a certificação no final de 2025.

O HUD duplo no Falcon 10X levará a configuração a um nível ainda mais avançado no qual poderá servir como o "meio primário de operação do piloto", liberando os pilotos para configurar o painel de instrumentos para outros usos.

Enquanto isso, as atuais aeronaves equipadas com HUD e FalconEye da Dassault podem agora operar até 200 pés com um crédito visual de pista (RVR) de 30% sem a necessidade de aprovação específica do departamento de voo da Easa. O órgão facilitou os requisitos de aprovação após levar em conta as melhorias da tecnologia HUD e Efvs nos últimos 20 anos.

Dassault FAA EASA Falcon 8X HUD visor duplo frontal

Leia também

Novo jato executivo Falcon 6X vai fazer voos de testes pelo mundo
Sofisticado jato executivo da Dassault entra em montagem final