AERO Magazine
Busca

Novo avião executivo

Sofisticado jato executivo da Dassault entra em montagem final

Expectativa é entregar o primeiro avião ainda este ano


Falcon 6X

Primeiro Falcon 6X de série chegou aos EUA para realizar os serviços de finalização do interior

O primeiro Falcon 6X de série chegou as instalações da Dassault em Little Rock, no estado norte-americano do Arkansas.

A aeronave, a quinta produzida, é o exemplar inicial de série, após os quatro protótipos e vai receber o interior completo. O avião foi transladado desde a instalação de produção da Dassault, em Merignac, na França, para os Estados Unidos, onde será feito o trabalho de montagem do interior executivo.

“A chegada do primeiro Falcon 6X a Little Rock é um marco muito positivo neste programa”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. “Nossas equipes têm trabalhado incansavelmente nos bastidores para se preparar para a conclusão do 6X e estamos nos beneficiando de um impulso muito bom à medida que avançamos para a certificação”.

Interior do Falcon 6X

Falcon 6X oferece um dos mais completos e amplos interiores da categoria

De acordo com a Dassault Falcon, as equipes de Little Rock, estão se preparando há vários meses para receber o novo avião. Foi necessário estabelecer novas soluções de engenharia que visam acelerar o ciclo de finalização e entrega. Uma equipe técnica dedicada ao 6X realizou testes de robustez e ciclagem dos equipamentos e componentes em preparação à montagem.

Um dos diferenciais do processo do 6X é um interior que será montado de forma única, evitando o processo padrão de várias fases, e reduzindo consideravelmente o tempo de conclusão dos trabalhos.

A planta de Little Rock conta com mais de 116 mil metros quadrados e é destinada a finalização dos jatos da família Falcon. O hangar destinado ao processo de finalização dos Falcon 6X foi construído em 2015, sendo desde o inicio projetado para realizar serviços de montagem final de modelos avançados.

As tecnologias digitais permitem agilizar as atividades de finalização, podendo exibir qualquer sistema ou componente na aeronave, gerenciando assim o projeto e do ciclo de vida da aeronave.

Atualmente, três Falcon 6X estão envolvidos no programa de testes e ensaios de voo da Dassault, incluindo uma que está passando por validações de condições climáticas e de resistências extremas.

Uma quarta aeronave equipada com um interior completo voará no final do primeiro trimestre e realizará uma volta ao mundo, validando todos os sistemas do avião e servindo como demonstrador para potenciais clientes.

O motor PW812D da Pratt & Whitney Canada recebeu recentemente a certificação Transport Canada, com as certificações EASA e FAA esperadas em breve. Os certificados da Anac deverão ser emitidos na sequencia, permitindo assim a entrega dos primeiros aviões da família 6X no Brasil. A expectativa da Dasssault é que o primeiro Falcon 6X entre em serviço ainda este ano.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 02/02/2022, às 15h55 - Atualizado às 16h25


Mais Notícias