Vídeo mostra Antonov An-225 destruído em meio às chamas

Supostas imagens do hangar permitem ver extensos danos na icônica aeronave

Por André Magalhães Publicado em 03/03/2022, às 10h10

Perda do avião vai representar um grande baque no cenário logístico do transporte pesado - Desconhecido

Vídeo mostra o que pode ser a quase completa destruição do Antonov An-225. As imagens sugerem que a maior parte da estrutura foi consumida pelo fogo, restando apenas uma parte após um ataque ao avião no aeroporto de Hostomel, nos arredores de Kiev.

Desde que foi informado por uma autoridade ucraniana que o Antonov An-225 Mriya fora destruído em meio ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, nenhuma imagem que mostrasse de fato o histórico avião havia sido publicada.

Um vídeo que está circulando pelas redes sociais [veja abaixo] mostra o suposto Mriya em meio às chamas no hangar. Ao redor do avião, diversos caminhões possivelmente russos ostentando as marcas do V, desenhadas para diferenciá-los em combate aos ucranianos.

Гостомель, 25 или 26 фев pic.twitter.com/qfYx8nZAu6

— IgorGirkin (@GirkinGirkin) March 3, 2022

Até então, haviam apenas declarações e boatos sobre a perda do grande avião; alguns dias depois saíram imagens de satélite que mostravam o hangar onde o avião estava. Era perceptível que uma parte da cobertura estava destruída, no entanto, a cauda do Mriya parecia estar intacta. 

Caso sejam confirmadas as imagens de hoje, a explicação para a cauda estar intacta nas imagens de satélite é um colapso da parte posterior da fuselagem que rompeu e a cauda, já no chão, foi poupada do incêndio.

A Antonov Company compartilhou o vídeo lamentando as imagens, mas disse que ainda uma equipe deverá avaliar as condições técnicas da aeronave. A situação caótica do conflito pode dificultar a ida dos técnicos.

O icônico An-225 Mriya

A importância do avião é tão grande quanto o seu porte, tendo em vista que o An-225 é o único exemplar da aeronave que faz um papel primordial para transporte de cargas ultrapesadas. O avião pode decolar com peso máximo de 600 toneladas e uma capacidade cúbica sem igual no mercado. Além disso, seus irmãos "menores" An-124 também são amplamente utilizados em transportes especiais, normalmente de cargas indivisíveis ou com peso elevado.

O Antonov An-225 foi criado ainda durante a Guerra Fria. Embora o An-124 pudesse transportar o Buran, o ônibus espacial soviético, as autoridades optaram por um avião ainda maior. O objetivo era também ampliar a capacidade de transporte de armas nucleares de grande porte e foguetes balísticos. Na ocasião, os soviéticos tinham certeza que o programa do Ônibus Espacial (STS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos era na verdade uma arma de guerra e espionagem.

Among other things, this airfield (now back in Ukraine's control) is home to the world's largest cargo plane, the An-225. https://t.co/XHAs8cxxrb pic.twitter.com/hsVFUFEzKO

— Jason Paladino (@jason_paladino) February 24, 2022

Após o colapso da Guerra Fria, o An-225 ficou abandonado por cerca de dez anos. O Myria tem uma envergadura de 88 metros, um comprimento de 84 metros e um peso máximo de decolagem de 600 toneladas, sendo que pode levar cargas de até 250 toneladas.

aeronave notícias de aviação avião aviação Rússia Ucrânia guerra Antonov An-225 Hostomel Destruído

Leia também

Imagens atualizadas mostram pela primeira vez o An-225 após a invasão russa
Autoridade ucraniana diz que Antonov An-225 pode ter sido destruído em ataque