Pyotr Kucherenko, vice-ministro da Educação da Rússia, morreu a bordo de avião oficial do governo
Por Marcel Cardoso Publicado em 22/05/2023, às 10h14
Pyotr Kucherenko, vice-ministro da Educação da Rússia, morreu durante um voo que havia partido de Cuba para Moscou, no último sábado (20).
Ele estava a bordo de um Ilyushin Il-96-300 (RA-96018), de propriedade do Kremlin, quando passou mal após decolar de Casablanca (CMN), no Marrocos, onde a aeronave havia feito escala técnica. A tripulação precisou efetuar desvio para o aeroporto Mineralnye Vody (MRV).
Segundo a agência Tass, Kucherenko, de 46 anos, passou por um procedimento de ressuscitação cardiopulmonar ainda dentro do avião, mas não foi bem sucedido. O RA-96018, que havia pousado às 4h40 da madrugada, decolou para a capital russa (VKO), onde pousou somente à noite.
O Ilyushin Il-96-300 foi desenvolvido na década de 1980. É uma aeronave de grande porte utilizada pelo governo da Rússia para fins oficiais e transporte de autoridades. O modelo é preferido pelas autoridades locais por ter uma configuração de longo alcance e capacidade de transportar um grande número de pessoas e por ter estrutura espaçosa que permite acomodar instalações especiais necessárias para missões diplomáticas.