Viagens aéreas aumentam com o relaxamento de restrições no mundo

Em apenas duas semanas crescimento na demanda cresceu 11%

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/02/2022, às 17h30

Flexibilização das regras ainda está distante de ocorrer em alguns países e impacto no setor ainda é alto - Divulgação

As empresas aéreas ao redor do mundo apontam um ritmo crescente na recuperação das viagens nos últimos meses. A rápida vacinação na maior parte dos países, aliado a maior confiança dos viajantes, tem proporcionado um crescimento de até 11 pontos percentuais no número de passagens internacionais vendidas nas últimas semanas, quando comparado ao mesmo período de 2019.

De acordo com a IATA (International Air Transport Association), associação que reúne as maiores das empresas aéreas do mundo, com o relaxamento das restrições o movimento de retomada tem sido constante.

“O ritmo do setor está crescendo, rumo à normalização do tráfego aéreo. Os viajantes vacinados podem viajar mais e com menos aborrecimentos do que há algumas semanas”, comentou Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Nas datas próximas de 25 de janeiro (média móvel de 7 dias), o número de passagens vendidas correspondia a 38% do mesmo período de 2019, período ainda longe dos primeiros sinais da pandemia. Já na média móvel de sete dias próximo de 8 de fevereiro, o número de passagens vendidas correspondeu a 49% do mesmo período de 2019,

O aumento de 11 pontos percentuais entre a semana final de janeiro e do início de fevereiro é o aumento mais rápido relatado em qualquer período de duas semanas desde o início da crise sanitária.

Uma pesquisa da IATA sobre restrições de viagem nos cinquenta principais mercados de viagens aéreas do mundo (representando 92% da demanda global em 2019, medida em passageiro pagante-quilômetro), revelou o acesso facilitado para viajantes vacinados.

“Mesmo com o progresso recente impressionante, o mundo continua longe dos níveis de conectividade de 2019. Treze dos 50 principais mercados de viagens ainda não oferecem acesso fácil a todos os viajantes vacinados, incluindo grandes economias como China, Japão, Rússia, Indonésia e Itália”, destacou Walsh.

Segundo dados da IATA o cenário dos 50 principais destinos internacionais está assim:

·      18 mercados (representando cerca de 20% da demanda de 2019) estão abertos a viajantes vacinados sem exigir quarentena ou testes antes do embarque.

·      28 mercados estão abertos a viajantes vacinados sem exigir quarentena (incluindo os 18 mercados acima), representando cerca de 50% da demanda de 2019.

·      37 mercados (representando cerca de 60% da demanda de 2019) estão abertos a viajantes vacinados em condições variadas (18 sem restrições, outros exigindo testes ou quarentena ou ambos).

A expectativa do setor aéreo é que ao longo de 2022 a maior parte dos países flexibilizem ou mesmo retirem completamente as restrições de viagens.

aeronave notícias de aviação avião aviação Covid Iata Vacinação Viagens

Leia também

Documento internacional de vacinação poderá ser padronizado
Resposta de governos à Ômicron ameaça recuperação da aviação, diz Iata