Viking Air trabalha no desenvolvimento de um kit para transformar o Twin Otter em aeronave de combate a incêndios
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 03/08/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h37
Viking Air planeja conversão do Twin Otter como aeronave bombeiro
As canadenses Viking Air e a PAL Aerospace formalizaram um acordo para o desenvolvimento de um sistema de combate a incêndio para o Twin Otter. O objetivo é apoiar o combate a queimadas em florestas e áreas naturais.
O acordo inclui colaboração para o projeto, fabricação, instalação e certificação do Sistema Aéreo de Combate a Incêndios para as aeronaves Twin Otter das séries DHC-6 300 e 400.
A previsão é que o sistema seja certificado em 2022, com um cliente internacional recebendo na sequência a primeira aeronave convertida.
A conversão do Twin Otter como aeronave bombeiro marca um esforço progressivo da Viking Air em promover o avião no mercado global, seja com aeronaves novas ou usadas. Ainda que tenha realizado seu primeiro voo em 1965, o DHC-6 continua oferecendo grande flexibilidade e uma célula bastante robusta, capaz de operar em pistas curtas e não preparadas, assim como em lagos, rios e mar nos modelos anfíbios.
O sistema de combate a incêndios terá capacidade de lançar até 2.650 litros de água ou líquido retardante.
Projetado em forma de kit modular, o sistema poderá ser instalado de forma permanente ou temporaria em aeronaves utilizadas no transporte de cargas e/ou passageiros. Um dos destaque é manter a plana capacidade do avião em operar em pistas restritas e não preparadas, assim como seu reconhecido desempenho em voo.