Mockup do caça de quinta geração está sendo apresentado no Dubai Airshow
Por André Magalhães Publicado em 17/11/2021, às 18h40 - Atualizado em 18/11/2021, às 19h26
Mockup do caça furtivo russo Checkmate exposto no Dubai Air Show | Foto: © Marina Lystseva / TASS
Em um vídeo divulgado pelo Rostec, durante o Dubai Airshow, o novo vetor de quinta geração russo Checkmate é visto na configuração de aeronave não tripulada.
"A versão não tripulada da plataforma da aeronave pode ser vista em um novo videoclipe postado nos canais do YouTube da Rostec Corporation e da United Aircraft Corporation e também em um novo projeto informativo especial", disse a assessoria de imprensa.
Ainda aparece no vídeo o Checkmate voando em formação com caças Su-27 Flanker e um Mig-29. Em outra parte mostra um F-35 na mira do caça russo, mostrando assim uma clara competição entre as aeronaves.
O monomotor de quinta geração tem como foco a exportação e um de seus destaque é o baixo custo de horas de voo. De acordo com a Rostec, o caça tem capacidades similares ao norte-americano F-35 Lightining II, mas com um custo estimado a caças da geração 4º plus, como o Saab Gripen E.
O Checkmate é baseado no caça stealth Su-57, poderá atingir velocidades de Mach 1.8, terá uma autonomia de 2.800 km. No quesito bélico o Checkmate será capaz transportar uma carga útil de até sete toneladas.
O voo inaugural deverá acontecer em 2023, e conforme os planos, o caça deverá entrar em produção em série de 2026.