Já é possível adquirir novamente passagens aéreas para o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Por Marcel Cardoso Publicado em 09/08/2024, às 08h53
A venda de passagens aéreas por parte das companhias aéreas de/para o aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi liberada a partir desta sexta-feira (9), pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
O terminal (POA) tem a previsão de retomar as operações de pousos e decolagens em 21 de outubro, quase seis meses após as cheias que atingiram boa parte do Rio Grande do Sul. A formalização da reabertura será feita por meio de uma portaria que será publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Inicialmente, o aeroporto contará com 128 diários e o seu funcionamento se dará das 8h às 22h. Segundo a Fraport, concessionária que administra o local, a capacidade atingirá sua totalidade a partir de 16 de dezembro.
Recentemente, foram retomadas as obras para a revitalização do sítio aeroportuário. Além da pista de pouso e decolagem, pistas de táxi e pátio de aeronaves estão incluídos. A fase um, de limpeza e avaliação de danos, já foi concluída. Na fase dois, prevista para encerrar em outubro, será feita a recuperação das áreas necessárias para a retomada da operação de pouso e decolagem afetadas.
Já a fase 3 de recuperação terá início no mês de outubro nas áreas em que não houver movimentação de aeronaves. Está prevista a recuperação da pista de pouso e decolagem. Também será feita a fresagem do pavimento, preparando-o para receber recapeamento ou reconstrução em pavimento flexível, dependendo do local.
No momento, POA está apenas realizando os procedimentos de check-in e despacho de bagagens. Os pousos e decolagens ainda ocorrem na Base Aérea de Canoas.