Veja os danos dos ataques as bases russas

Rússia acusou a Ucrânia de realizar ataques a suas bases usando drones que causaram consideráveis danos materiais e perdas humanas

Por André Magalhães Publicado em 06/12/2022, às 17h10

Imagem mostra danos causados por ataque aéreo contra base russa - Via Twitter @SarahHa42

Fotos de satélites mostram os danos na estrutura e em aeronaves da base aérea russa de Engels, a leste da fronteira da Ucrânia, que nesta semana foi alvo de ataques aéreos. Pela imagem é possível ver as marcas das explosões perto de um bombardeiro Tu-95, bem como possível uso de espuma de combate a incêndio.

Além dos danos as estruturas e as aeronaves, três militares foram mortos e outros quatro ficaram feridos na ação.

Satellite image of Engels AirBase taken this morning.
I believe there is fire-fighting foam visible under one of the Tu-95s.

One Tu-95 taken out? Could a pro take a look at this? :) pic.twitter.com/zNgRmvkcH7

— Sarah Hansen (@SarahHa42) December 6, 2022

A Rússia acusou a Ucrânia de usar drones para atacar suas duas bases aéreas, que estão dentro do seu território e consideravelmente longe da fronteira. Tanto a base de Engels quanto de Ryazan, que é próxima a Moscou, estão mais de 450 quilômetros do ponto mais próximo da fronteira ucraniana.

Horas depois dos bombardeios as bases, a Rússia lançou um massivo contra-ataque de mísseis na Ucrânia.

A Ucrânia não assumiu oficialmente os ataques, mas compartilhou em contas oficiais das forças armadas imagens das aeronaves russas danificadas.

Ryazan, russia.

What happened?🥳 pic.twitter.com/Ns803nTzkA

— Ukrainian Air Force (@KpsZSU) December 5, 2022

Saiba Mais...

Ambas bases operam os bombardeiros estratégicos Tu-22M3, Tu-95 e Tu-160 da Força Aeroespacial da Rússia, que podem transportar mísseis de cruzeiro.

A Ucrânia também usa mísseis de cruzeiro e drones, fornecidos pela OTAN, em ataques contra forças russas. Todavia, nenhum dos sistemas é carregado por aviões de caça ou bombardeiros. O sistema Himars, por exemplo, pode lançar artefatos a grandes distâncias e diversos drones são utilizados como kamikaze contra alvos selecionados.

A guerra na Ucrânia tem sido marcada por uma série de informações e notícias desencontradas, com ambos os lados do conflito evitando confirmar baixas ou ainda exagerando nos danos causados as forças inimigas ou suas próprias instalações.

Rússia Bombardeiros Base Aérea Ataque Ucrânia Tu-160 Drone Tu-95 Tu-22m3

Leia também

Novo drone stealth turco deverá voar neste ano
Companhias aéreas russas terão que devolver aeronaves em operação no país