USP sediará final de etapa de competição internacional de drones

USP sediará final de etapa de competição internacional de drones com a participação de alunos de três universidades

Por Marcel Cardoso Publicado em 18/10/2022, às 07h33

O tema da competição é o combate a incêndios em florestas - Divulgação

A Universidade de São Paulo (USP) sediará a final da segunda etapa do 2nd Sarc-Barinet Aerospace Competition, competição aérea internacional envolvendo drones, nos dias 28 e 29 de outubro.

O evento é patrocinado pela Embraer e apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Mcti) e pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb). Alunos das universidades federais de Minas Gerais e de Santa Catarina, além da própria USP, estão concorrendo.

O tema da competição é a detecção e combate a incêndios em florestas com drones. A exigência é que eles sejam lançados na área florestal por outra aeronave.

Segundo o professor Glauco Caurin, pesquisador do Departamento de Engenharia Aeronáutica da universidade paulista, “as equipes participantes podem adaptar e integrar peças comerciais prontas para uso ou aeronaves inteiras, multicópteros, etc.. Os aspectos de design incluem mecânica, aerodinâmica, controles de voo, estruturas, subsistemas elétricos, eletrônicos, software e sistemas de sistemas. A inclusão de simulações computacionais nessas diferentes áreas da engenharia é bem-vinda”.

O evento será realizado no Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (Eesc) da USP, no interior de São Paulo.

Engenharia competição São Carlos USP Drones

Leia também

Avião militar russo desviou de drones de combate dos EUA na Síria
Drone da FAB faz voo inédito entre dois estados do Brasil