USP sediará final de etapa de competição internacional de drones com a participação de alunos de três universidades
Por Marcel Cardoso Publicado em 18/10/2022, às 07h33
A Universidade de São Paulo (USP) sediará a final da segunda etapa do 2nd Sarc-Barinet Aerospace Competition, competição aérea internacional envolvendo drones, nos dias 28 e 29 de outubro.
O evento é patrocinado pela Embraer e apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Mcti) e pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb). Alunos das universidades federais de Minas Gerais e de Santa Catarina, além da própria USP, estão concorrendo.
O tema da competição é a detecção e combate a incêndios em florestas com drones. A exigência é que eles sejam lançados na área florestal por outra aeronave.
Segundo o professor Glauco Caurin, pesquisador do Departamento de Engenharia Aeronáutica da universidade paulista, “as equipes participantes podem adaptar e integrar peças comerciais prontas para uso ou aeronaves inteiras, multicópteros, etc.. Os aspectos de design incluem mecânica, aerodinâmica, controles de voo, estruturas, subsistemas elétricos, eletrônicos, software e sistemas de sistemas. A inclusão de simulações computacionais nessas diferentes áreas da engenharia é bem-vinda”.
O evento será realizado no Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (Eesc) da USP, no interior de São Paulo.