United e American Airlines realizaram os primeiros ensaios para estruturar logística especial
Por Gabriel Benevides Publicado em 01/12/2020, às 14h00 - Atualizado às 17h22
Voos terão licença especial para transportar quantidades adicionais de gelo seco
A United e a American Airlines estão realizando todos os ajustes para iniciar o transporte de remessas massivas da vacina de covid-19 que está perto de ser aprovada. O processo será uma das mais importantes atividades realizadas nos últimos meses.
A United Airlines realizou voos entre o aeroporto de Bruxelas e o aeroporto de O’Hare, em Chicago, com o primeiro lote de vacinas produzidos pela Pfizer que aguarda a aprovação dos reguladores responsáveis.
A expectativa é que esse lote inicial sirva como um evento de teste para garantir o abastecimento dos locais estratégicos para a distribuição em massa. A FAA emitiu uma autorização especial para a United transportar uma quantidade cinco vezes superior ao máximo permitido de gelo seco, material primordial para a conservação das vacinas durante o seu armazenamento. A autorização deverá ser ampliada para demais companhias aéreas de carga e passageiros.
Durante o transporte as remessas de vacinas poderão ser enviadas em “recipientes ativos”, com controles de temperatura embutidos que regulam e monitoram as condições ambientais durante o transporte. Outra opção é o uso de recipientes passivos, que são resfriados com bolsas de gelo ou gelo seco que são inseridos em um sistema fechado para manter o produto frio durante todo o transporte.
Seguindo o mesmo caminho, a American Airlines está realizando os seus preparativos para a crítica tarefa no transporte da vacina contra a covd-19 que está prestes a ser aprovada. Em meados de novembro, a companhia começou a realizar voos de teste, em conjunto com parceiros farmacêuticos e de carga partindo de Miami para a América do Sul, utilizando seus Boeing 777-200.
“A equipe da American Airlines está trabalhando em colaboração com parceiros de carga, farmacêuticos e órgãos federais para que possamos transportar com segurança e rapidez uma vacina aprovada. Apesar dos desafios significativos que o setor de aviação civil está enfrentando, estamos trabalhando noite e dia para colocar nossas melhores qualidades em serviço durante este momento de necessidade [utilizando] nossa rede, nossas aeronaves e nossa incrível equipe ”, disse Jessica Tyler, presidente da American Airlines Cargo.
Os voos contarão com as condições exigidas para o transporte adequado da vacina, permitindo avaliar a embalagem térmica e o processo de manuseio operacional que, em última instância, garantirá que ela permaneça estável enquanto estiver em voo.