United Airlines anuncia compra de até 400 eVTOLs da Embraer

United Airlines é a única companhia aérea a investir em eVTOLs de duas empresas diferentes

Marcel Cardoso Publicado em 08/09/2022, às 08h33

As primeiras entregas dos eVTOLs da Eve para a United estão previstas para 2026 - Divulgação

A United Airlines anunciou hoje (8) um acordo de compra para 200 aeronaves elétricas (eVTOLs) de quatro lugares e mais 200 opções da Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, com as primeiras entregas previstas já em 2026. 

A companhia aérea também irá investir US$ 15 milhões (R$ 78,7 milhões) no projeto. O acordo marca outro investimento significativo da companhia aérea norte-americana nos novos táxis aéreos que, segundo o fabricante, tem o potencial de revolucionar a experiência do viajante em cidades ao redor do mundo. 

Em 2021, a United havia fechado a compra de 100 eVTOLs da Archer Aviation, com sede na Califórnia (EUA). Em agosto, a empresa recebeu um pagamento prévio de US$ 10 milhões (R$ 52,5 milhões) da companhia, como uma espécie de confiança no projeto. Ao mesmo tempo, a Archer concluiu a chamada Revisão de Projeto Preliminar (PDR) de sua nova aeronave.

Hoje, a United faz história novamente ao se tornar a primeira grande companhia aérea a investir publicamente em duas empresas de eVTOLs. Nosso acordo com a Eve mostra nossa confiança no mercado de mobilidade aérea urbana e serve como referência em direção à nossa meta de zerar as emissões de carbono até 2050”, segundo Michael Leskinen, presidente da United Airlines Ventures, fundo de capital de risco da companhia aérea, voltado ao compromisso citado pelo gestor.

Pelos termos do acordo, as empresas pretendem trabalhar em projetos futuros, incluindo estudos sobre o desenvolvimento, uso e aplicação das aeronaves da Eve e do ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM).

Após a entrada em serviço, a United poderá ter toda a sua frota eVTOLs atendida pelos serviços agnósticos e operações de suporte da Eve. Além disso, a companhia aérea se juntou ao consórcio liderado pela Eve em Chicago, que simulará operações de UAM a partir de 12 de setembro.

O eVTOL é projetado para usar motores elétricos, proporcionando voos sem emissão de carbono, e será utilizado como 'táxi aéreo' em mercados urbanos. Segundo a Eve, o design possui uma asa fixa convencional, rotores e propulsores, um design prático e intuitivo de decolagem vertical e voo de cruzeiro que favorece a segurança, eficiência, confiabilidade e certificabilidade. 

Com alcance de 60 milhas (100 km), a aeronave tem potencial não somente para oferecer uma viagem sustentável, mas também para reduzir o nível de ruído em 90%, quando comparado a uma aeronave convencional. A Eve também está criando uma solução de gerenciamento de tráfego aéreo, projetada para desenvolver com segurança o setor de UAM. O software tem o mesmo nível de segurança do software de gerenciamento de tráfego aéreo da Embraer, que deve ser um ativo estratégico para ajudar o setor a crescer.

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