Último Airbus A300 da América Latina foi aposentado

O último Airbus A300 em operação na América Latina estava na mexicana AeroUnion

Por Marcel Cardoso Publicado em 03/07/2024, às 09h07

Ao longo de 50 anos, o A300 esteve em operação na América Latina em empresas como a Varig, VASP e Cruzeiro do Sul - Divulgação

A mexicana AeroUnion, pertencente à Avianca, aposentou, na última sexta-feira (28), o último Airbus A300 que estava ainda em operação na América Latina, após um voo de Bogotá, na Colômbia, para a Cidade do México.

A aeronave de matrícula XA-UYR estava em operação desde setembro de 1992 e teve passagens pela American Airlines, transportando passageiros. Em 2011, foi convertida em cargueiro e passou por outras três empresas até finalizar o seu ciclo na AeroUnion, onde permaneceu por sete anos.

Hoy se despide de Aerounion (parte de @avianca el último A300-600 operativo de la empresa, iniciando la era del A330. (Aún continúa operativo un 767)
Felicidades pic.twitter.com/Fj1KpNgGM3

— Datos Aeronáuticos ◽ (@CapLaloVargas) June 28, 2024

Ao longo dos cinquenta anos de sua existência, o A300 voou também pelas brasileiras Varig, VASP e Cruzeiro do Sul, todas elas extintas, mas continua em operação em outras partes do mundo, especialmente nos EUA, onde há pouco mais de 150 unidades voando em empresas cargueiras como a FedEx Express, UPS Airlines e DHL Aviation.

Brasil Airbus Cargueiro A300 América Latina Varig Vasp México Cruzeiro do Sul AeroUnion

Leia também

Ataque acidental a um Airbus A300 completou 35 anos
Primeiro voo do Airbus A300 completou 50 anos