Ucrânia oferece US$ 1 milhão para quem roubar caças russos

Oferta por roubo dos caças russos pode ter apenas intenção de abalar o moral das forças oponentes

Por André Magalhães Publicado em 10/03/2022, às 08h50

Russos estão utilizando principalmente caças da família Flanker contra a Ucrânia - Divulgação

A agência estatal de defesa ucraniana (Ukroboronprom) ofereceu um milhão de dólares para que militares russos “roubem aeronaves” do arsenal russo.

“Garantimos a você 1 milhão de dólares para cada aeronave roubada das Forças Aeroespaciais Russas e 500 mil dólares para cada helicóptero de combate das Forças Aeroespaciais da Rússia”, publicou a agência estatal ucraniana em sua conta oficial no twitter.

Ainda foi publicado que para ganhar essa quantia o militar russo deverá entregar a aeronave e se render às autoridades ucranianas junto com o equipamento militar.

Ukroboronprom addresses military men of Russia’s Armed Forces

We guarantee you 1 mln USD for every combat capable stolen or trophy occupiers’ aircraft & 500,000 USD for every combat helicopter of the Russia’s Aerospace Forces.https://t.co/K0NUkuXbAX pic.twitter.com/5Y4BSf1N2V

— ДК УкрОборонПром (@ukroboronprom) March 8, 2022

A Ucrânia não divulgou o que fará caso realmente receba as aeronaves roubadas, mas, com a atual carência da força aérea do país, o uso de aviões e helicópteros contra os próprios russo pode ser considerada. Segundo analistas isso poderia ser apenas  uma propaganda com apelo moral, visando desestabilizar o oponente. 

Boa parte dos caças ucranianos foram destruídos ainda em solo, tanto que a Ucrânia pediu à Otan mais caças, o que se tornou um problema logístico e político. No entanto, a decisão sobre o fornecimento de aeronaves ainda segue em um impasse, como publicamos aqui na AERO Magazine.

A Rússia tem utilizado principalmente os caças Sukhoi Su-25, Su-24, Su-30, Su-34 e Su-35. Com a maior parte deles obtendo sucesso em missões de ataque contra posições ucranianas.

Nos últimos dias, ambos os lados perderam aeronaves. Moscou teve ao menos quatro caças-bombardeiros Su-34 Fullback abatidos, ainda estão inclusos alguns Su-25 e ao menos um Su-30, declarou a defesa ucraniana.

This Su-34, serial #24, bombed Syrian cities extensively. It was piloted by Major Krasnoyartsev, who earlier posed for photos with Putin & Assad. Today, while bombing Chernihiv, its flying days ended. The plane is now scrap, its co-pilot dead, & Krasnoyartsev is in custody. pic.twitter.com/S3gqqwEwP3

— Idrees Ahmad (@im_PULSE) March 5, 2022

Já Kiev, de acordo com a mídia estatal russa, perdeu nos últimos dias quatro caças Sukhoi Su-27, dois MiG-29 e um Su-25. Acredita-se que menos de 10% da força aérea ucraniana tenha condições de combate ao longo desta semana.

The result of a missile attack on the airbase in Ivano-Frankivsk
MiG-29 VZ fighters Of Ukrainian Air Force, Worth Approximately 6.2Bl $ destroyed or damaged.
.
.#Kyiv #Kiev #Ukraine#UkraineRussiaWar pic.twitter.com/GmmEl8F7vZ

— RussiaUkraineNewsUpdates (@Akhokhar333) February 27, 2022

A Ucrânia tem recebido muita ajuda militar de países ocidentais. As nações auxiliam os ucranianos com o envio de armas antiaéreas e antitanque que chegam por meio de países fronteiriços como a Polônia e Romênia.

aeronave notícias de aviação avião aviação Rússia Caças Ucrânia Militar guerra Recompensa

Leia também

Caças da Otan podem rivalizar com poder aéreo Russo?
Ucrânia afirma que abateu dois caças russos Su-35