Celebrando os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, TV Cultura lança série especial com participação de Cassio Scapin
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/07/2023, às 15h20
Para comemorar os 150 anos do brasileiro Alberto Santos Dumont, um dos pioneiros da aviação mundial e que realizou, em 1906, o primeiro voo de um avião que decolou por meios próprios, a TV Cultura lança a minissérie “Santos Dumont, um Inventor por Esporte”.
A série estreia ocorrerá no dia 23 de julho, às 22 horas, e terá quatro episódios, fazendo um mergulho na vida do homem que é considerado o Pai da Aviação no Brasil e mundialmente reconhecido como uma das figuras mais importantes da história do desenvolvimento dos balões e do avião.
A série documental tem participação especial de Cassio Scapin, o eterno Nino, e que em 2004 interpretou Santos Dumont na série "Um Só Coração", da Globo. Na sequência ainda voltou a encarnar o pai da aviação no musical "Um exemplo de elegância humana", que estreou em janeiro deste ano.
A série se baseia em quarenta entrevistas, gravadas no Brasil, França e Chile, passando pela infância, invenções, coragem e as tragédias vividas por Alberto Santos Dumont. “Cassio Scapin é quem dá vida ao pai da aviação, interpretando textos de livros que o aviador deixou”, diz a TV Cultura em nota.
A produção é uma produção jornalística com espírito esportivo, mostrando como o aviador jamais realizou a patente de suas criações, liberando os projetos para eventuais interessados, sem o menor ciúme. Ao longo dos primeiros anos do século 20 era apresentado como sportsman, por conta de suas atividades em competições, fosse participando ou patrocinando eventos. Santos Dumont foi o primeiro brasileiro a ganhar a medalha do mérito do Comitê Olímpico Internacional.
Com muitas ideias na cabeça e o convívio com o preceptor Manoel de Deus, ajudou Santos Dumont a sair das fazendas de café, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e ganhar o mundo em Paris, na época a principal cidade do Ocidente.
A série da TV Cultura ainda traz imagens raramente vistas e vai ao ar por quatro domingos seguidos (23 e 30 de julho; e 6 e 13 de agosto), sempre às 22h.
Infância Voadora – episódio 1
No primeiro episódio, o público pode conhecer a família e as origens de Santos Dumont. Filho de brasileiros, seu pai foi engenheiro formado na França e sua mãe, filha de um milionário português. No meio da história, entra até Napoleão III e o diamante Estrela do Sul. Quando seu pai deixou de construir estradas de ferro, para se transformar no rei do café, o menino Santos Dumont já pilotava locomotivas na fazenda que tinha cinco milhões de pés do ouro negro.